Quais são os tipos de alopecia feminina?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Tipos de alopecia feminina

  1. Alopecia Areata. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a alopecia areata é uma doença inflamatória que inativa os folículos capilares e provoca queda de cabelo. ...
  2. Alopecia Difusa. ...
  3. Alopecia Frontal Fibrosante. ...
  4. Alopecia Senil.

Exames para o diagnóstico da alopecia
Em alguns casos, podem ser necessários exames de sangue ou até mesmo a biópsia do couro cabeludo. Além disso, um exame não invasivo chamado “Tricoscopia Digital” pode ser bastante útil para o diagnóstico e o acompanhamento de diversos problemas capilares.

Alopecia androgenética – de origem genética, é o tipo mais comum de queda de cabelo. O problema pode se iniciar na adolescência, porém, fica mais aparente entre os 40 e 50 anos. Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto.

O principal, senão único, sintoma da alopecia é a perda de mais de 100 fios de cabelos por dia. Em pessoas que possuem grandes quantidades de cabelo, pode ser difícil ter uma precisão exata da perda de fios de cabelo.

A forma mais severa desta patologia é a Alopécia Areata Universal, quando todos os fios da cabeça caem e não voltam. Não existe tratamento eficiente.

A alopecia areata não é contagiosa. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. A evolução da alopecia areata não é previsível. O cabelo sempre pode crescer novamente, mesmo que haja perda total.

E um dos tratamentos mais conhecidos e usados contra a alopecia androgenética é feito com o medicamento Finasterida, que tem como finalidade inibir esse processo de conversão, impedindo a queda de cabelo.

Alopecia areata
Luciana, este tipo causa uma queda de cabelo intensa devido a fatores autoimunes ou emocionais. A sua diferença em relação à queda comum é que a alopecia areata tem relação com outras doenças e, em alguns casos, não há cura.

O sintoma mais frequente na alopecia androgenética é o afinamento dos fios. Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto. Nas mulheres, a região central é mais acometida, pode haver associação com irregularidade menstrual, acne, obesidade e aumento de pelos no corpo.

Para obter melhores resultados no combate à alopécia androgenética masculina e ao eflúvio telógeno, é recomendado utilizar o Shampoo Amplexe Antiqueda diariamente na higienização do cabelo. Deve-se deixar o produto agir por 2 minutos, enxaguar e repetir a aplicação.

Prevenção. Alopecia androgenética é uma doença genética, mas alguns fatores podem piorar o problema, como, por exemplo, a menopausa e o uso de suplementação de hormônios masculinos. Exames genéticos podem identificar os pacientes com maior risco de desenvolver a doença.

As causas dessa alopecia feminina incluem estresse físico ou mental, eventos traumáticos (perda de um ente querido, separação, etc), medicamentos, quimioterápicos e radioterapia, dieta pobre, excesso de vitamina A, deficiência de ferro, infecção crônica e entre outras causas.