É normal passar mal na academia?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Uma sensação de mal-estar seguida de náuseas e tontura pode acontecer com algumas pessoas após o exercício. Você já se sentiu assim? Isso acontece porque, ao fazermos treinos intensos, como os sprints ou exercícios metabólicos de musculação, é comum acontecer uma sensação de náuseas e tonturas.

Caso os sintomas sejam recorrentes, deve-se diminuir a intensidade do treinamento (carga, série, repetições), solicitando ao Profissional de Educação Física uma reestruturação na sua ficha de treino.” Já em casos de vômitos, o atleta deve imediatamente suspender o treino e repousar.

Isso acontece devido ao rompimento de membranas dos tecidos musculares durante a realização dos treinos. O processo inflamatório dessas pequenas lesões é o fator desencadeante da dor e o início da recuperação das fibras musculares rompidas.

A redução da pressão arterial pós-exercício físico está bem estabelecida, principalmente no período de recuperação após exercício aeróbico, revelando-se que existe uma relação inversa entre prática de exercícios e níveis pressóricos. A hipotensão arterial pós-exercício apresenta dois tipos de resposta fisiológica.

“Náusea, assim como dor de cabeça, tontura e cãibras durante ou após um treino longo ou intenso são sintomas comuns de desidratação”, explica a médica Julia Canali, diretora da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Na musculação, é importante repousar de um a dois minutos entre um aparelho e outro. Essa pausa serve para baixar os batimentos do coração e não deixar a pressão ir às alturas. Os intervalos, aliás, são uma oportunidade para verificar se o sistema cardiovascular está se comportando direitinho.

Veja o que comer antes do treino

  1. 1 – Frutas. As frutas são grandes opções em diversos objetivos na nossa vida, não é mesmo? ...
  2. 2 – Batata-doce. ...
  3. 3 – Pão com farinha integral. ...
  4. 4 – Ovo. ...
  5. 5 – Escolha os carboidratos. ...
  6. Evite a ingestão de fibras. ...
  7. Fuja dos alimentos com gordura.

Mas quanto tempo leva exatamente para se habituar? Um estudo conduzido pela equipe de neurociências das universidades de Chicago, Pensilvânia e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, provou que leva em média seis meses para que a maioria das pessoas se acostume a ir para a academia.

1º mês – O corpo inicia sua adaptação na atividade física. É comum o cansaço rápido, a sensação de que não vai conseguir, mas não desista! Lembre-se da teoria dos 21 dias, que, segundo os neurologistas, nosso cérebro demora 21 dias para se adaptar ao um novo hábito ou rotina.

a utilização dos anti-inflamatórios, durante e após o exercício, em conjunto com a desidratação inerente à prática física, pode sobrecarregar os rins, gerando problemas renais futuros”, explica Bernardo.

Durante as atividades físicas, o organismo aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e a atividade do estômago é diminuída. Quanto maior o esforço muscular, mais sangue é desviado do estômago para os músculos, o que causa o enjoo.

O atleta ou aqueles que praticam atividade física de forma não competitiva podem apresentar sintomas transitórios e esporádicos, comumente de causa muscular. Porém, o aparecimento de alguns sintomas é considerado sinal de alerta e podem indicar a presença de alguma doença cardiovascular mais grave.

Um comportamento alimentar equilibrado ao longo do dia, uma melhor gestão do estresse, esforços físicos progressivos, permitem reduzir a hipoglicemia de modo significativo. Não pular as refeições e adotar uma alimentação saudável e equilibrada.

Evite ingerir alimentos logo antes de se exercitar —principalmente que tem uma digestão mais lenta. Alimentos ricos em gordura e proteína podem levar mais tempo para digerir do que os alimentos fontes de carboidratos e fibras. Por isso, ingerir alimentos desse tipo logo antes do treino pode causar náusea.

A resposta é sim. Aliás, sublinha a nutricionista, “muitos atletas já estão em algum estado de desidratação quando iniciam um treino, portanto, em algumas situações, não beber durante até pode agravar essa situação”. Manter o corpo hidratado “é uma prioridade”, porque “o nosso organismo precisa de água”.