Estou malhando e estou mais pesada?

Perguntado por: rmota3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Esse é um sinal claro de que o seu corpo está lutando para adaptar os seus músculos aos novos estímulos que estão no seu treinamento. Essencialmente, o treinamento resistido — popularmente conhecido como musculação — tem como objetivo o ganho de força e, consequentemente, o aumento da massa muscular.

“Comecei a malhar e engordei!” Essa é uma preocupação muito comum para algumas pessoas que começam a treinar. Mas se você está treinando diariamente e os ponteiros da balança não descem, de duas uma: ou você está gastando menos calorias do que consome. ou você está ganhando massa magra, o que definitivamente é ótimo!

Sensação de fadiga constante
Da mesma forma que a diminuição do seu condicionamento físico é comum, o cansaço também é um aspecto presente na rotina de quem faz atividade física. Afinal, depois de colocar o corpo em movimento, é normal sentir os músculos pesados e uma vontade de descansar para repor as energias.

Muitos acreditam que um peso maior está associado ao ganho de massa muscular, enquanto que a realização de mais repetições ajuda na queima de gordura. No entanto, isso não está exatamente certo. “Para acontecer a definição precisamos de hipertrofia.

O treino pesado é o mesmo que dizer um treino com muita carga. Assim, quando você aumenta muito a sua carga nos aparelhos, pode dizer que está treinando pesado. Outra característica desse tipo de treino é o fato de que ele não precisa de muito tempo.

Ao começar a praticar atividade física, especialmente treinos de força (musculação, funcional), é natural que você ganhe músculos (que também pesam).

O estudo concluiu que são necessários, pelo menos, 300 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana para perder peso sem fazer grandes mudanças na dieta. Esse tempo é o suficiente para gastar mais de mil calorias.

As dores musculares aparecem entre 24 e 48 horas após o exercício que você fez. A intensidade da dor costuma variar de acordo com a intensidade e o tempo que você praticou o exercício. Essa dor muscular ocorre por conta do desgaste metabólico, ocasionando inchaço, dor prolongada, rigidez e dor tardia.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver.

A velocidade é muito importante na obtenção de resultados mais efetivos, porem quase 100% das pessoas faz os exercícios com a velocidade rápida.

Geralmente, leva algum tempo para definir e ganhar massa magra, mesmo se exercitando regularmente e adotando uma dieta equilibrada. A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro. Contudo, esse tempo varia de acordo com o seu biotipo, a sua carga genética e se você está ou não com sobrepeso.

Ou menos repetições com mais peso? Com a palavra o educador físico Alexandre Augusto:'' Depende do seu objetivo. Para fortalecer, é melhor priorizar as repetições. Para aumento do volume da massa muscular, mais peso e menos repetições''.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Essas rupturas serão fundamentais para o fortalecimento muscular, por mais que sua formação ocorra com dor. Aqueles que buscam a hipertrofia, ou seja, o aumento do volume dos músculos, irão sentir mais essa dor muscular após a atividade física.

Vermelhidão e dor no joelho
Mais um indicativo de que algo não vai bem e que, provavelmente você está fazendo exercícios errados, é quando surge uma vermelhidão, inchaço ou dor persistente nos joelhos, canelas e articulações. Neste caso, dê um tempo no treino e fale com seu médico e também treinador.