Quais são os sintomas de câncer nas amígdalas?

Perguntado por: upires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

LARINGE

  • Irritação da garganta que não passa.
  • Rouquidão e mudança de voz, que persistem por mais de 15 dias.
  • Aparecimento de nódulo no pescoço.
  • Tosse constante.
  • Dor ou dificuldade para engolir.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

Os sintomas do câncer de amígdala incluem dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, dor ao engolir, tosse com sangue, inchaço na garganta e dor no ouvido. Se você está enfrentando esses sintomas, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

FATORES DE RISCO
Conheça os fatores que aumentam a probabilidade de desenvolver câncer de garganta. Fumo: ainda é o principal fator de risco para o câncer de garganta. Álcool: sozinho, o consumo de bebidas alcoólicas já é um fator de risco importante, particularmente entre os chamados bebedores pesados.

Laringoscopia indireta. Nesse exame, o médico usa espelhos pequenos especiais para visualizar a laringe e áreas adjacentes. Laringoscopia direta flexível. Nesse exame, o médico utiliza um laringoscópio de fibra óptica, flexível e com iluminação própria, para visualizar a laringe e áreas próximas.

Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram. Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada.

Nódulo no pescoço, dificuldade para engolir e perda de peso inexplicável podem ser indícios de um tumor. O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe.

Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide, e pode provocar sintomas como sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão, tosse e, nos casos mais graves, até dificuldade para respirar.

Ali também podem se manifestar diferentes tipos de tumores malignos, que são conhecidos popularmente como câncer de garganta. Alguns sintomas genéricos, como dor, mal estar e fadiga podem ocorrer, mas sintomas específicos são bastante comuns e devem chamar a atenção do paciente, seus familiares e médicos que o atendam.

O câncer de garganta, também denominado câncer orofaríngeo, tende a acometer toda a região da orofaringe, como a parte de trás da língua, o palato mole, as amígdalas, os pilares, as paredes laterais e a parte posterior da garganta.

Câncer de garganta em jovens adultos
Apesar de ser geralmente menos agressivo que os tumores de garganta ligados ao tabaco, o câncer de garganta resultante do HPV, porém, não deixa de ser perigoso.