Como saber se está com pus na garganta?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Algumas vezes, as bactérias que infectam a garganta se disseminam profundamente nos tecidos circundantes. Os sintomas típicos incluem dor de garganta, dor ao engolir, febre, inchaço e vermelhidão. O diagnóstico é baseado no exame da garganta e, por vezes, nos resultados dos estudos por imagens.

Quando, ao expelirmos, sentimos um odor desagradável e forte, e seu aspecto é mais grosso que o comum, de coloração que varia entre amarelo e verde, ele está composto também por material purulento, o famoso pus.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

Com ajuda médica, é possível remover as bolinhas brancas da garganta, por meio da compressão das amígdalas ou com o uso de uma espátula. É possível retirar os cáseos via laser, mas eles podem voltar, portanto, pode não ser um procedimento tão vantajoso.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

Um truque caseiro para curar a amigdalite é fazer enxagues bucais com bicarbonato de sódio várias vezes ao dia. O bicarbonato é muito eficaz contra a infecção de garganta. Ideal para tratar as amígdalas inchadas.

Nas amidalites por vírus, a infecção atinge a região das amídalas e faringe e deve ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios simples. Já nas amidalites bacterianas, que provocam grande inflamação nas amídalas associada ao aparecimento de placas de pus na região, é necessário o uso de antibióticos específicos.

Gargarejo com água morna e sal
A água morna e o sal ajudam a diluir a secreção, facilitando sua absorção pelo organismo. Tome cuidado apenas para não ingerir água muito quente e nem engolir o líquido, pois o excesso de sal pode estimular a perda de fluidos e levar a desidratação.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Faça gargarejos com água salgada em temperatura ambiente por 30 segundos após as refeições. Isso pode ajudar tanto a desalojar as pedras quanto a aliviar qualquer dor decorrente de sua presença; Use um fio dental de água (também chamado de Waterpik) para ajudar a remover suavemente a pedra da amígdala.

Garganta inflamada pode prejudicar a respiração
“Algumas afecções de garganta podem resultar em redução importante do espaço para a passagem do ar. Nestes casos, a respiração e a alimentação podem ficar comprometidas”, afirma a otorrinolaringologista Renata Souza Curi.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas. O diagnóstico é baseado em um exame da garganta. Se não for tratada, a amigdalofaringite causada por bactérias pode se transformar num abscesso. A dor é aliviada por analgésicos e uma infecção estreptocócica é tratada com antibióticos.