Qual a diferença entre dismorfia e disforia?

Perguntado por: spaiva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O termo dismorfia corporal é bastante utilizado entre pessoas transsexuais para justificar a aversão às características femininas ou masculinas do corpo. Entretanto, segundo o DSM-V, a condição relacionada à identificação forte e persistente com o gênero oposto chama-se disforia de gênero.

No transtorno dismórfico corporal, a preocupação com um ou mais defeitos inexistentes ou sutis da aparência causa forte angústia e/ou prejudica a capacidade funcional. As pessoas normalmente passam muitas horas por dia se preocupando com um suposto defeito, que pode estar em qualquer parte do corpo.

Olhar no espelho e estar insatisfeito com a aparência faz parte da rotina de muitas pessoas. Mas para algumas, o incômodo é tão grande que pode indicar algo mais grave: o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) também conhecido como dismorfia.

O transtorno dismórfico corporal (TDC) é uma condição psicológica que se caracteriza pela preocupação, sem controle, com a aparência. Seus portadores dão importância exagerada a defeitos pequenos que, apesar de imperceptíveis para outras pessoas, assumem uma dimensão enorme aos seus olhos.

A terapia cognitivo-comportamental costuma ser a mais recomendada para pacientes com dismorfia corporal. Portanto, o papel desse tratamento é mostrar como mudar a forma de processar e interpretar as situações que causam sofrimento.

O termo disforia corresponde a um estado de humor desagradável. Nesses termos, ressalta-se a tristeza excessiva (depressão) e a exaltação excessiva (mania), visto se tratarem dos extremos opostos do que conhecemos como humor, a esses extremos o DSM-IV chama de episódios de humor.

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é um transtorno mental que se caracteriza por afetar a percepção que o paciente tem da própria imagem corporal, levando-o a ter preocupações irracionais sobre defeitos em alguma parte de seu corpo (por exemplo: nariz torto, olhos desalinhados, imperfeições na pele etc).

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), conhecido também como transtorno de imagem, é uma condição mental relacionada a uma preocupação exagerada com a própria imagem. Essa dismorfia corporal faz com que a pessoa se incomode profundamente com defeitos imaginários ou triviais em seu corpo.

Causas e Tratamento
Abuso físico e sexual na infância; A valorização familiar excessiva da aparência física; O aparecimento de modificações corporais pré-puberais; Baixa autoestima entre os portadores, dentre outros.

Sintomas do transtorno dismórfico corporal
Quando se compara a terceiros, é normal se subestimar. Comportamento repetitivo: o feio imaginário se olha no espelho várias vezes ao dia ou, em um único momento, por muitas horas.