O que o bruxismo tem a ver com seu estado mental?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

O nosso estado mental pode estar diretamente ligado a alterações físicas de nosso corpo. Isso é o caso do bruxismo, que pode ser resultado de situações que geram estresse e ansiedade constantes.

Sensações de ansiedade, estresse, raiva e tensão provocam esse ato semivoluntário, quando diurno, ou completamente inconsciente, quando noturno. É possível, ainda, que ele seja uma resposta à dor de ouvido ou de dentes e acabe se tornando um hábito, especialmente em crianças.

A revisão bibliográfica sobre o Bruxismo relaciona a influência do estresse, ansiedade e conflitos emocionais, tanto na origem como na manutenção desta patologia.

O bruxismo é um problema que acomete pessoas de diversas idades e sua causa, geralmente, está ligada ao estresse e ansiedade. O ranger dos dentes causa nervoso e grande incômodo para o paciente e para os companheiros que dividem o quarto com eles, considerando os quadros de bruxismo noturno.

Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono. Acontece de modo involuntário, ou seja, sem que a pessoa queira. Além de dores de cabeça e nos músculos do rosto, o problema provoca também, desgaste dos dentes e doenças nas gengivas.

Para os casos de bruxismo de vigília, no geral, é o aconselhamento e terapia cognitivo-comportamental para evitar os fatores desencadeantes, como hábitos de apertar os dentes, mascar chicletes, controle de ansiedade e estresse.

Saúde mental. Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, especialistas normalmente vinculam o problema a estresse, ansiedade e problemas do sono - fatores que, no mínimo, agravam o problema.

Ronco intenso, insônia, sonambulismo, pesadelos, apneia (quando a pessoa para de respirar por alguns segundos) e bruxismo (ranger de dentes) são os distúrbios mais comuns do sono. Uma boa dica para prevenir o ronco e as apneias é dormir de lado, porque facilita a respiração.

Opções de tratamento para bruxismo
Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

Muitas vezes o bruxismo pode ser causado por ansiedade e estresse, por isso, algumas vezes são usadas técnicas de relaxamento. Desde massagens e compressas de panos quentes no local até sessões de terapia.