É normal ranger os dentes dormindo?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Os dentistas tem um nome para o hábito de ranger e apertar os dentes. Esse hábito é chamado de bruxismo. Se ocorre durante a noite, é chamado de bruxismo noturno. Muitas vezes, os dentistas notam o problema porque quando ele se torna muito intenso, pode causar danos ao esmalte dos dentes.

Ranger ou apertar os dentes também pode aparecer em pessoas com distúrbios dos movimentos, como a doença de Parkinson, doenças neurológicas, psiquiátricas, respiratórias do sono ou, ainda, pelo uso de álcool, fumo, drogas, alguns tipos de medicamentos e de cafeína.

Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes; Não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-a sempre que possível.

Ranger os dentes dormindo pode ser verme? Esse é um outro mito que envolve o ranger os dentes dormindo, pois não há estudos científicos que comprovem a relação entre bruxismo e verminoses.

O bruxismo pode causar desgaste nos dentes e deixá-los doloridos ou amolecidos, além de gerar dores de cabeça e problemas ósseos, na gengiva e na articulação temporomandibular.

Esses sinais são acompanhados da análise clínica feita pelo cirurgião-dentista.

Apesar de o bruxismo ser uma condição ainda não muito esclarecedora para a ciência, o pouco que se sabe sugere que este hábito noturno inconsciente é nada mais, nada menos do que o espelho da saúde mental das pessoas, estando o stress, a tensão e a ansiedade entre os fatores que mais podem desencadear o problema.

Alguns sintomas decorrentes do bruxismo são dores frequentes de cabeça, no pescoço e no ouvido, que diminuem muito a qualidade de vida do paciente. Portanto, é comum a indicação de placas de mordida (miorrelaxantes) para o tratamento.

Ainda que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes se não for tratado. "Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar", observou Nigel Carter, da Fundação Britânica de Saúde Oral.

Uma vez que sofre o que chamamos de “dano biológico” não é possível reverter o dano de forma natural. A odontologia tem técnicas como resina, facetas de porcelana, próteses dentárias que podem ajudar, mas é importante antes identificar e tratar as causas do bruxismo ou o desgaste voltará.

Saúde mental
Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, especialistas normalmente vinculam o problema a estresse, ansiedade e problemas do sono - fatores que, no mínimo, agravam o problema.

Amolecimento dos dentes; Dor no pescoço; Dores nos músculos da face ao mastigar; Estalos ao abrir e fechar a boca.

Nesse caso, quem sofre com dor na ATM pode investir em medidas caseiras que ajudam a amenizar os sintomas e, não, a tratá-los totalmente. "Exercícios mandibulares, alongamentos, mastigação branda e compressa morna podem ser realizados em casa para diminuir o impacto das dores na região”, aconselha.

— Em casos severos, o bruxismo leva à fratura dos dentes e o paciente pode necessitar de implantes, próteses e coroas. Esse tipo de tratamento é o mais caro e o valor pode chegar a mais de R$ 100 mil — explica Daniela.