Como fazer para aliviar dor de cabeça causada por bruxismo?

Perguntado por: odinis5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Para aliviar as dores causadas pelo bruxismo, podem ser recomendadas algumas estratégias, como o uso de protetores bucais noturnos para proteger os dentes, a ATM e os músculos mastigatórios (placa oclusal para bruxismo do sono, técnicas de gerenciamento do estresse e fisioterapia para relaxamento dos músculos faciais e ...

Este tipo de dor de cabeça apresenta algumas características frequentes: acontecem na região das têmporas e no rosto, pioram com movimentos da boca ou durante a mastigação, pioram com o apertar dos dentes e pioram com a palpação na região das têmporas (figura 1).

Opções de tratamento para bruxismo
Placas miorrelaxantes evitam a ocorrência de complicações dentárias. Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

Muitas vezes o bruxismo pode ser causado por ansiedade e estresse, por isso, algumas vezes são usadas técnicas de relaxamento. Desde massagens e compressas de panos quentes no local até sessões de terapia.

Ronco intenso, insônia, sonambulismo, pesadelos, apneia (quando a pessoa para de respirar por alguns segundos) e bruxismo (ranger de dentes) são os distúrbios mais comuns do sono. Uma boa dica para prevenir o ronco e as apneias é dormir de lado, porque facilita a respiração.

Além disso, dependendo da causa do bruxismo, o tratamento pode ser feito com toxina botulínica, aparelho ortodôntico para correção de mordida, medicamentos, fisioterapia facial, técnicas de relaxamento muscular e até quiropraxia.

Tempo estimado
Em adolescentes e adultos, o quanto de tempo que o bruxismo dura, depende da sua causa. Por exemplo, o bruxismo pode durar por vários anos se ele estiver relacionado a um fator de estresse que não vai embora.

Nesse caso, quem sofre com dor na ATM pode investir em medidas caseiras que ajudam a amenizar os sintomas e, não, a tratá-los totalmente. "Exercícios mandibulares, alongamentos, mastigação branda e compressa morna podem ser realizados em casa para diminuir o impacto das dores na região”, aconselha.

Como vimos no tópico acima, sobre o que pode causar bruxismo, algumas mudanças no nosso comportamento podem ajudar no tratamento e reduzir os casos mais leves desta disfunção. Procure mudar a sua rotina e realizar exercícios físicos diariamente, fazer ioga, acupuntura, massagens, beber chás calmantes, etc.

Saúde mental
Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, especialistas normalmente vinculam o problema a estresse, ansiedade e problemas do sono - fatores que, no mínimo, agravam o problema.

Para tratar o bruxismo, a recomendação é o uso de uma placa intraoral no dia a dia, que vai proteger os dentes e relaxar a musculatura. Associando essa medida a uma mudança de comportamento do paciente — como o tratamento LIVA, método não invasivo e sem necessidade de medicação.

O protetor bucal para bruxismo é um aparelho que serve para proteger a boca de impactos do ranger de dentes durante a noite. Ele é uma moldeira, que deve ser colocada antes de dormir, para evitar o desgaste dos dentes.

Quais são os 7 exercícios para diminuir a tensão na mandíbula?

  1. Movimento de abre e fecha. Como aquecimento, repita pequenos movimentos de abertura e fechamento da boca lentamente, moderadamente. ...
  2. Alongamento da ATM. ...
  3. Alongamento do sorriso. ...
  4. Massagem. ...
  5. Movimento de bochechas. ...
  6. Fala lenta. ...
  7. Bocejo.

O que você precisa é de um dentista especializado em dor. Não em tratamento de canal, aparelhos ou cirurgias. E sim, existe esse profissional e ele é especialista em DTM e Dor Orofacial.

Tratamento: dentistas recomendam a placa de bruxismo
Um dos tratamentos mais recomendados pelos dentistas para proteger os dentes das complicações do bruxismo é o uso da placa de mordida ou miorrelaxante.