Qual a diferença entre bruxismo e apertamento?

Perguntado por: pcardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

O apertamento acontece quando a pessoa pressiona os dentes de cima contra os de baixo de maneira involuntária, e pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite. Já o bruxismo é o movimento de “esfregar” uma arcada dentária na outra de modo involuntário, principalmente durante o sono.

Bruxismo é o transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante o sono.

Esse hábito pode trazer diversas consequências ruins para os pacientes, nos dentes, o atrito gerado pode causar desgaste intenso, inflamação e necrose da polpa (problema de canal).

Dor de cabeça ou em outras regiões da face pela manhã, sensação de rigidez nos músculos da mandíbula, estalos ao mastigar, dentes doloridos e sensíveis, dor de ouvido, entre outros sintomas podem indicar a ocorrência do distúrbio.

Bater ou raspar os dentes com certa frequência e especialmente enquanto está dormindo, assim como forçar a mordida, não é normal. Esses sinais podem ser de bruxismo.

O bruxismo do sono já foi considerado o grande vilão dos distúrbios de ATM (articulação temporomandibular) porque durante a noite o rangimento ou apertamento dos dentes é de alta intensidade, mas baixa frequência. Já o bruxismo de vigília (ou diurno) costuma ser de baixa intensidade, porém alta frequência.

O processo funciona como uma reeducação do hábito de ranger os dentes. Outra opção comum é a prescrição de medicamentos (como relaxantes musculares, indicados em casos extremos) que te ajudam a relaxar a região da mandíbula, além de terapias como ioga, acupuntura e a prática regular de exercício físico.

O tratamento pode variar conforme as causas da disfunção. Em geral, os cuidados passam pelo uso de placa miorrelaxante (popularmente chamada de placa de bruxismo), exercícios, alongamentos e massagens para aliviar a tensão muscular e adoção de técnicas como a acupuntura e a aplicação de toxina botulínica, o Botox.

Coloque a língua no céu da boca; Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição; Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos; Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes.

Dentes apinhados e má oclusão podem causar sensações de pressão e dor em uma ou mais áreas da boca. Em alguns casos, todos os dentes podem acabar expressando dor.

Diversos motivos podem ser a causa de sensibilidade nos dentes. Existem fatores que não estão diretamente relacionados com a estrutura dentária, mas que podem causar dor e/ou sensibilidade nos dentes, como é o caso da infecção do sinus, que acarreta na conhecida sinusite.

Opções de tratamento para bruxismo
Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

Silicone também é material indicado para placa para bruxismo
Contudo, é uma alternativa mais barata e indicada, principalmente, no caso de distúrbios da disfunção temporomandibular (DTM).

Também conhecido pelos especialistas por briquismo, é subdividido em dois grupos: bruxismo de vigília (diurno) e o bruxismo noturno (sono).

Tente esvaziar a mente completamente. A meditação é eficiente porque melhora e previne o bruxismo causado por fatores psíquicos e espirituais. Não se esqueça de procurar um dentista para que ele te oriente sobre o que fazer para aliviar as crises e como tratar o bruxismo.

Esses sinais são acompanhados da análise clínica feita pelo cirurgião-dentista.