Que carboidratos comer à noite?

Perguntado por: hchaves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os carboidratos complexos são a melhor opção, pois liberam de forma lenta a glicose no sangue, precisando assim, de menos produção de insulina. Entre os exemplos destes alimentos estão: cereais integrais, aveia, linhaça e outros.

Farinhas refinadas e açúcares também são carboidratos e, esses sim, é importante que sejam consumidos moderadamente, especialmente à noite.

As frutas são o tipo de alimento para consumir todos os dias. Elas fornecem ao organismo uma boa quantidade de vitaminas e minerais importantes na manutenção do organismo, inclusive para uma noite de sono tranquila. Frutas com abacaxi, maçã, melão, mamão e abacate são algumas opções para a refeição noturna.

  • Café 1 de 6 Bebidas com altas concentrações de cafeína, como o café, são estimulantes do sistema nervoso central — Foto: Istock Getty Images. ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

“Para emagrecer, é preciso estar em déficit calórico, ingerir menos calorias do que se gasta no dia. É possível fazer isso comendo, por exemplo, arroz, feijão, frutas e cereais à noite”, completa a nutricionista clínica e esportiva Fulvia Zorzi, do app de saúde integrada Personal Virtual.

Veja alguns exemplos que cumprem bem esse papel:

  • Cuscuz com ovo. Uma combinação saudável, nutritiva e muito eficiente em termos de saciedade. ...
  • Sanduíche de pão integral. Mais uma vez, vale associá-lo a proteínas de boa qualidade. ...
  • Crepioca ou panqueca. A opção da crepioca é prática e versátil. ...
  • Shakes proteicos.

Conheça agora 7 refeições leves e práticas para o jantar que podem ser usadas para montar um cardápio saboroso e nutritivo.

  1. Sanduíche natural. ...
  2. Mix de salada. ...
  3. Omelete. ...
  4. Lasanha saudável. ...
  5. Frango grelhado. ...
  6. Sopa. ...
  7. Salada de frutas.

– Banana: além de também ser fonte de triptofano, essa fruta é rica em melatonina, conhecida popularmente como o hormônio do sono. – Abacate: considerada uma gordura saudável, a fruta é rica em ômega 9 e antioxidante GSH.

Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono. As oleaginosas são alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde, pois fortalecem o organismo e previnem doenças.

Sabe-se que comer ovos no café da manhã aumenta a saciedade, diminui a ingestão de calorias na próxima refeição e mantém os níveis de açúcar no sangue e insulina. Além disso, os ovos podem ser consumidos à tarde no almoço, em lanches intermediários e no período da noite.

Comer manga e banana à noite normalmente não faz mal, mas pode causar má digestão, azia e refluxo, se consumida em grande quantidade ou muito próximo da hora de dormir.

Dentro do cardápio da dieta o arroz, em sua forma integral é sugerido no almoço e no jantar e, substituído por outras fontes de carboidratos como milho, aveia, farinha da mandioca e linhaça nas demais refeições.