Pode substituir o arroz por lentilha?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

As leguminosas, como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico, também podem ser utilizadas como base nas refeições, substituindo o arroz. Além de serem fontes de proteínas vegetais, as leguminosas são ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Trocar Arroz e Batatas por Lentilhas Diminui Drasticamente o Açúcar no Sangue. Um novo estudo sugere que trocar batatas, arroz ou outros grãos ricos em amido por lentilhas frescas e outras leguminosas pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em mais de 20%.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

A lentilha é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro. Ela também é rica em fibras o que ajuda no bom funcionamento do trato digestivo e pode contribuir positivamente para a perda de peso.

O consumo recomendado de lentilha é de duas colheres de sopa por semana, variando com outros leguminosas como feijão ou grão-de-bico. Dica: é importante deixar a lentilha de molho antes de ser preparada para o consumo pois contém fitato, um composto que dificulta a absorção dos minerais.

quinoa

Enquanto a quinoa em grãos é a substituta ideal para o arroz tradicional, ela em formato de flocos ou farinha pode ser adicionada em sucos, saladas, vitaminas, smoothies e sopas para deixá-los mais nutritivos. Ainda, você pode testar a quinoa em outras receitas criativas.

Alimentos que substituem o arroz

  • Amaranto. O amaranto não é um alimento tão conhecido por conta do preço mais elevado, mas é uma ótima pedida para colocar no prato no lugar do arroz. ...
  • Cuscuz marroquino. O cuscuz marroquino é feito de sêmola de trigo. ...
  • Batata-doce. ...
  • Mandioca.

Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.

2 – Lentilha
No entanto, o seu consumo sem deixar de molho pode desencadear alguns problemas, como gases, inchaço abdominal e diarreia. Por isso, antes de cozinhar a lentilha, é preciso deixar de molho por 12 horas (no mínimo), com o objetivo de reduzir todos os antinutrientes e alguns resíduos de sujeira.

Mesmo sendo tão benéfica, deve ser consumida com cautela, pois o excesso pode gerar problemas como gases, pois suas fibras não são digeridas. Também não é recomendado o consumo por pessoas com problemas de rins e pessoas alérgicas ao amendoim, pois podem desenvolver alergia a essa leguminosa também.