Porque comer couve com feijoada?

Perguntado por: rvasconcelos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

No Brasil, sempre foi um dos ingredientes principais para compor a tradicional feijoada. Que o digam as mães que insistiam para os filhos comerem a couve por ser rica em ferro e ajudar a combater a anemia.

A couve é rica em fibra, vitaminas A, C e K, além de magnésio e ferro. Fácil de preparar, a couve refogada fica pronta em poucos minutos. A couve combina com feijão tropeiro, polenta, e com arroz e feijão.

Esse ácido oxida o ferro e faz com que ele fique mais solúvel e, assim, seja absorvido com maior facilidade pelo organismo. Ainda que a laranja seja a fruta mais queridinha para acompanhar a feijoada, a verdade é que qualquer outra fonte de vitamina C também é uma boa combinação para esse momento.

A couve pode ser consumida na forma crua ou refogada. Quanto menos aquecer, melhor, mais preservamos as enzimas, cofatores, fitoquímicos e micronutrientes dela! Utilize sempre toda a folha, inclusive os talos. Caso não vá utilizar os talos, reserve-os para bater com suco”, sugere Fernanda.

Outros benefícios são a redução da absorção do colesterol e glicose pelo organismo, auxílio na regulação da pressão arterial e prevenção de anemia. As carnes também podem ser usadas em menor quantidade, porém, a principal dica é que elas não sejam fritas e que os cortes sejam mais magros.

Rico em ferro naturalmente, ele pode ser combinado com outros alimentos para se tornar ainda mais nutritivo. Você costuma comer couve? Então a dica de hoje é fazer um feijão incrementado com folhas do vegetal que é rico em ferro — ele possui mais do mineral do que um bife, por exemplo.

Couve, tem substâncias antioxidantes, rica em cálcio, vitamina C, K e B6, além de ferro. Cenoura, rica em cálcio, potássio, vitamina A, luteína e zeaxantina.

Tem gente que acredita que a banana corta o ferro do feijão. Isso não é verdade.

Entre as leguminosas, o feijão é campeão em ferro.

Segundo Josué Monteiro, pelo alto teor alcoólico da cachaça, ela pode ser utilizada para cortar o excesso de gordura em carnes. “No preparo de uma feijoada, por exemplo, é possível acrescentar a bebida no cozimento das carnes mais gordas, para dar uma quebrada nesse excesso”, recomenda o chef.

A couve vem sendo muito utilizada como antiácido caseiro, ajudando na cura da gastrite. Essa propriedade terapêutica antiulcerosa que ajuda a cicatrizar possíveis úlceras, aliviando a dor de estômago. Para obter o efeito da couve, ela deve ser ingerida em jejum.

A couve é uma ótima fonte de cálcio de origem vegetal. Apenas 50g de couve refogada ajuda a fornecer 118mg de cálcio, praticamente a mesma quantidade de meio copo de leite de vaca (123mg/100mL), por exemplo. O cálcio é essencial para prevenir da osteoporose e garantir a saúde óssea de maneira geral.