Como selar a carne moída?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Para selar a carne ou qualquer outro alimento, é preciso estar atento, pois em temperaturas elevadas, eles podem queimar rapidamente. Também sugerimos que você use ingredientes secos, removendo excesso de água, e frigideiras grandes para que haja espaço ao redor do alimento.

A primeira dica para fazer uma carne moída soltinha e gostosa é tirar o alimento da geladeira pelo menos 20 minutos antes do preparo. A carne precisa ir para a panela em temperatura ambiente, caso contrário solta muita água, acaba cozinhando nos próprios líquidos e perde a camada douradinha.

Numa frigideira anti-aderente aqueça o azeite até ficar bem quente. Quando o azeite estiver bem quente coloque o bife. Deixe a carne cozinhar entre dois a três minutos sem lhe mexer. A carne deverá ficar com este aspecto bem tostado, dourado, como se tivesse uma espécie de camada mais dura.

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor.

Selar a carne garante que ela retenha o máximo da suculência durante o preparo.

Pra você que acha que tem que lavar carne moída pra tirar o gosto de sangue, saiba que não é necessário – nem recomendado. Para isso, basta levar a carne moída a uma panela, deixando-a ferver por 5 minutos, jogando todo o líquido que sair da carne.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Para dominar a técnica de selar, é fundamental ter confiança e paciência: se para saltear é preciso mover constantemente, para selar, você não deve mover o alimento. A frigidera utilizada também é muito importante; já que não iremos mexer no alimento após colocá-lo no fogo, ela deve ser não-aderente.

A temperatura ideal para a carne selada é 50ºC. Você pode utilizar um termômetro culinário durante essa etapa. Caso não tenha um em mãos, é possível checar o ponto da carne ao toque do dedo. A selada deve estar “in natura”, ou seja, sem muitas alterações.

A selagem pode ser realizada em qualquer tipo de carne, mas é mais indicada para cortes com pouca gordura, devido a temperatura elevada de preparo. Nesses casos, você deve usar filé mignon, picanha, contrafilé, alcatra, miolo de alcatra, maminha e fraldinha.