Quantas vezes moer a carne moída?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Moer várias vezes: se você vai misturar dois cortes de carne, moer tudo junto mais de uma vez ajuda a misturar melhor os sabores. Quanto mais moer, mais compacta a carne vai ficar --para recheios de pastel e burgers, duas ou até três vezes é uma boa pedida.

Já a carne de segunda é oriunda da parte dianteira, a mais usada pelo animal ao se movimentar, logo, são mais rígidas, menos macias e possuem mais gorduras, colágeno e nervos. Carne de segunda Reúne cortes como acém, capa de filé, chuleta, costela, coxão duro, fraldinha, músculo dianteiro e paleta.

acém

O acém é considerado uma carne de segunda, relativamente magra. Na culinária, é usada em refogados, assados e cozidos. Também é utilizada como carne moída e como bifes. Por ser um corte de segunda, o seu preço é um pouco mais baixo do que as opções citadas acima.

Com 1 kg de carne moída faz quantas kaftas? De modo geral, é possível fazer entre 10 e 12 kaftas com 1kg de carne moída, mas essa quantidade pode variar bastante.

Outros ingredientes ótimos para dar liga no hamburguer são:

  1. Farinha de trigo;
  2. Ovos;
  3. Farinha de rosca;
  4. Legumes, como a beterraba.

A carne picada ou moída tem sua vida-de-prateleira reduzida, devido à difusão por toda massa, da população microbiana da superfície.

O principal é relativo ao corte. A carne de primeira está localizada em partes menos usadas do boi e, por isso, é mais macia. Em relação à carne de segunda, a diferença mais facilmente detectada é na quantidade de gordura e de nervo.

Acém é o corte de carne ideal para os dois pratos. Localizado na parte dianteira do boi, contém teor de gordura suficiente para garantir a umidade e suculência sem excessos.

Em relação à escolha da carne, em geral, a carne de primeira apresenta menor teor de gordura, como patinho. Entretanto, há outros cortes igualmente perfeitos para moer, como lagarto, coxão mole e coxão duro. A desvantagem é o preço, que pesa no bolso. Se você quer economizar, prefira a carne de segunda, como acém.

Pra você que acha que tem que lavar carne moída pra tirar o gosto de sangue, saiba que não é necessário – nem recomendado. Para isso, basta levar a carne moída a uma panela, deixando-a ferver por 5 minutos, jogando todo o líquido que sair da carne.

A primeira dica para fazer uma carne moída soltinha e gostosa é tirar o alimento da geladeira pelo menos 20 minutos antes do preparo. A carne precisa ir para a panela em temperatura ambiente, caso contrário solta muita água, acaba cozinhando nos próprios líquidos e perde a camada douradinha.

Os cortes com gordura bons para serem moídos são a fraldinha e a costela. Possuem o tanto de gordura ideal e um sabor delicioso. Lembre-se, mesmo podendo utilizá-las um pouco em alguns casos, não peça uma carne completamente gordurosa.

Por R$ 14,80.

Para fazer um cálculo médio, uma boa dica é estimar cerca de 70 g de carne moída por pessoa por refeição. Ou seja, em um dia, será necessário preparar mais ou menos 280 g dessa carne para o consumo dos dois (lembrando que a carne rende bastante por conta dos temperos, molho de tomate e do caldo formado).

Use uma chapa reta e bem quente para fritar
O processo é simples, mas exige técnica para que o hambúrguer não desmanche. “Antes de colocar na chapa ou frigideira, deixe esquentar bem. Dessa forma, a carne vai selar mais rápido e não vai grudar ou desmanchar”, indica o professor.