Quantas vezes moer a carne?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Passar a carne duas vezes pelo moedor faz com que os nervos se quebrem e a carne fique mais uniforme. Quanto mais moída, mais compacta fica a massa de carne, ajudando a modelar hambúrgueres ou almôndegas, por exemplo.

Moer várias vezes: se você vai misturar dois cortes de carne, moer tudo junto mais de uma vez ajuda a misturar melhor os sabores. Quanto mais moer, mais compacta a carne vai ficar --para recheios de pastel e burgers, duas ou até três vezes é uma boa pedida.

Acém

Acém. O acém é considerado uma carne de segunda, relativamente magra. Na culinária, é usada em refogados, assados e cozidos. Também é utilizada como carne moída e como bifes.

Uma carne perfeita pra ser moída, justamente por ser bem magra, é o patinho, que depois da moedura apresenta aquela cor vermelha super vistosa. Outras boas opções para preparar sua carne moída refogada são o coxão duro, o lagarto e o coxão mole.

Entre as regras atualizadas, a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem nas indústrias e nos frigoríficos, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1 quilo. A matéria-prima para fabricação também deve ser submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento.

A carne reduz pela cocção pelo menos 10% de seu volume inicial. Pode perder pelo ''goteio'' até 5% de substâncias nitrogenadas não proteicas, de 20 a 30% de K e Na e até 20% de Ca e Fe.

Outros ingredientes ótimos para dar liga no hamburguer são:

  1. Farinha de trigo;
  2. Ovos;
  3. Farinha de rosca;
  4. Legumes, como a beterraba.

Melhores carnes para fazer um blend

  • Fraldinha. Mesmo sendo considerada uma carne de segunda, a fraldinha é bastante utilizada no preparo de hambúrgueres, já que proporciona um excelente custo-benefício. ...
  • Peito bovino. ...
  • Miolo de acém. ...
  • Coxão duro.

Como fazer blend de carne

  1. Tenha em mãos um filé de carne com 20% de gordura;
  2. Você também pode misturar os tipos de carne da sua preferência;
  3. Moa a carne e a gordura bem geladas duas vezes. Assim, o seu blend fica mais gostoso;
  4. Prepare da maneira de que você mais gostar e aproveite!

Acém é o corte de carne ideal para os dois pratos. Localizado na parte dianteira do boi, contém teor de gordura suficiente para garantir a umidade e suculência sem excessos.

Quando a carne está boa para o consumo, ela tem um leve cheiro de sangue. Mas, caso a peça esteja com cheiro de mofo, de azedo, já pode descartar”, comenta a nutricionista e professora doutora Polyana Campos Nunes.