Qual o prato do dia de sexta?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 8 votos

Peixe. O dia mais leve da semana, pelo menos no que diz respeito ao almoço do paulistano, é a sexta.

5 Receita de jantares para sexta-feira à noite

  1. Lasanha à bolonhesa. Tempo de preparo: 50 minutos. Rendimento: 8 porções. ...
  2. Couve-flor recheada. Tempo de preparo: 20 minutos. Rendimento: 4 porções. ...
  3. Kafta. Tempo de preparo: 20 minutos. ...
  4. Steak tartare. Tempo de preparo: 5 minutos. ...
  5. Escondidinho de carne. Tempo de preparo: 45 minutos.

Essa é uma celebração tradicional em quase todos os municípios brasileiros, conhecida também como Sexta-feira da Paixão ou Sexta-Feira Maior, em que todos os cristãos abrem mão de comer carne vermelha e carne de frango e preparam apenas receitas com bacalhau, peixes e outros frutos do mar até o almoço de domingo.

Os pratos do dia são feitos com produtos que chegaram mais recentemente, e portanto, são os mais frescos no dia e o chef quer que sejam servidos assim. Por isso é tão comum que pratos do dia sejam feitos com, por exemplo, peixes.

Como montar o seu cardápio semanal

  1. Defina a quantidade de pessoas e observe as suas restrições alimentares. ...
  2. Avalie o seu tempo disponível para cozinhar. ...
  3. Escolha as refeições de cada dia. ...
  4. Elabore o cardápio da semana. ...
  5. Vá às compras. ...
  6. Estabeleça uma rotina. ...
  7. Tire um dia para adiantar o processo. ...
  8. Mantenha sua despensa organizada.

Os pratos de entrada são um convite para a refeição principal, por isso precisam ser degustações leves, saborosas e estarem em harmonia com tudo que será servido na noite.

Salames, azeitonas, amendoim, queijos, batatas, castanhas, biscoitos, torradas, chocolates, são boas sugestões de petiscos prontos para serem adicionados.

Por que algumas pessoas não comem carne na Sexta-Feira Santa? Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.

É uma norma da Igreja Adventista tradicional a proibição a carne de porco, por este animal ser considerado impuro. Também é proibido comer carne de animais sufocados, bem como seu sangue, norma baseada na tradição judaica e na Lei de Moisés do Antigo Testamento.

Às segundas, faça chuva ou faça sol, serve-se o famoso Virado à Paulista. Um prato que teve origem nas expedições dos bandeirantes e faz parte da cultura paulista até hoje.

Um prato perfeito deve ser colorido e conter alimentos de todos os grupos: frutas, vegetais, carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. Escolha sempre alimentos “de verdade”, ou seja, em seu estado natural. Evite alimentos processados e refinados.