O que a lentilha substitui?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Cozida, a lentilha pode substituir o feijão, ou também pode ser a base da sopa de lentilha, o ingrediente de uma nutritiva salada ou até ser usada para criar um delicioso hambúrguer vegetariano.

Tanto o ferro quanto o ácido fólico estão presentes no feijão e na lentilha, mas suas quantidades são diferentes: enquanto o feijão oferece 87 mg do mineral e 148 mcg da vitamina em uma concha, a lentilha oferece, respectivamente, 104 mg e 179 mcg – contribuindo de forma mais significativa para que as necessidades ...

A lentilha é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro. Ela também é rica em fibras o que ajuda no bom funcionamento do trato digestivo e pode contribuir positivamente para a perda de peso.

Confira, a seguir, mais sobre essas 5 opções de alimentos que substituem o feijão:

  • Lentilha. A lentilha é eclética, fácil de preparar e conta com diversos benefícios pra saúde. ...
  • Vagem. ...
  • Ervilha. ...
  • Grão-de-bico. ...
  • Soja.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

Contraindicação. Pessoas que têm intolerância digestiva à lentilha ou que precisam controlar o consumo de proteína por causa de doenças renais, hepáticas (do fígado) ou em casos de crise de gota devem evitar o consumo desses grãos.

Lentilha
Insira boas quantidades de ferro e proteínas vegetais no seu dia a dia, consumindo mais lentilha. Ela ajuda a intensificar o transporte de oxigênio no sangue, o que dá outra disposição física para o corpo, além de estimular a produção de massa muscular.

Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão. Em contrapartida, o feijão vence no comparativo quando o assunto é a quantidade cálcio (27 mg a cada 100 gramas) e de fibras (8,5 gramas a cada 100 gramas).

O consumo recomendado de lentilha é de duas colheres de sopa por semana, variando com outros leguminosas como feijão ou grão-de-bico.

O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.

As leguminosas, como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico, também podem ser utilizadas como base nas refeições, substituindo o arroz. Além de serem fontes de proteínas vegetais, as leguminosas são ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Trocar Arroz e Batatas por Lentilhas Diminui Drasticamente o Açúcar no Sangue. Um novo estudo sugere que trocar batatas, arroz ou outros grãos ricos em amido por lentilhas frescas e outras leguminosas pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em mais de 20%.

A lentilha, por sua vez, é muito consumida nas festas de ano novo para trazer fartura, mas pode ser usada na nossa alimentação diária por também ser boa fonte energética, de proteína vegetal, carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras, ferro, zinco, potássio, fósforo e magnésio.

Essa leguminosa pode ser uma aliada para quem quer emagrecer, uma vez que é fonte de fibras e aumenta a saciedade. Seu consumo regular reduz a ingestão dos alimentos e contribui com a diminuição de peso. Mas, lembrando que nenhum alimento sozinho ajuda a emagrecer.

Existem diferentes tipos de lentilha, como verde, vermelha, marrom, preta, amarela ou laranja, que variam quanto ao tempo de cozimento e a espessura. Essa leguminosa é comercializada com ou sem a casca, podendo ser usada em preparações como sopas, saladas, arroz e ensopados.