Qual a melhor lentilha verde ou vermelha?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 14 votos

As lentilhas vermelhas têm um sabor mais suave do que a variedade tradicional. Além disso, elas são mais digestivas, são pobres em gordura e nos fornecem uma grande quantidade de nutrientes essenciais. Possui alto valor nutricional, e baixo teor de gordura e abundante em proteína.

As lentilhas vermelhas apresentam textura suave, pois são separadas, descascadas e não possuem pele, diferente das lentilhas marrons ou verdes. Têm um sabor mais leve e são mais digestivas.

São repletas de vitaminas e nutrientes. Além disso, as lentilhas são ricas em zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imune e são muito boas para tratar a anemia porque têm muito ferro e sua alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga.

Os benefícios da lentilha para a saúde
E os benefícios não param por aí: Ajuda no combate de doenças cardiovasculares e a manter a saúde do coração em dia: a presença de magnésio e potássio auxilia no controle da pressão arterial e diminuição das arritmias cardíacas.

E dentre as variações da lentilha, um destaque é a variação Crimson, que é a lentilha vermelha, a qual possui alto teor de fibras, ferro, magnésio, ácido fólico, vitamina do complexo B, fósforo, potássio e principalmente, um alto teor de proteína.

Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão. Em contrapartida, o feijão vence no comparativo quando o assunto é a quantidade cálcio (27 mg a cada 100 gramas) e de fibras (8,5 gramas a cada 100 gramas).

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

Esses grãos possuem ácido fítico ou fitato – uma substância que se liga ao cálcio, ferro, magnésio e vários outros nutrientes e bloqueiam a absorção desses minerais pelo corpo. Ou seja, deixar esses alimentos de molho ajuda tanto do ponto de vista nutricional, como melhora desconfortos como os gases.

O consumo recomendado de lentilha é de duas colheres de sopa por semana, variando com outros leguminosas como feijão ou grão-de-bico.

Contraindicação. Pessoas que têm intolerância digestiva à lentilha ou que precisam controlar o consumo de proteína por causa de doenças renais, hepáticas (do fígado) ou em casos de crise de gota devem evitar o consumo desses grãos.

A leguminosa também pode ser refogada com alho e cebola e temperada com ervas finas. O ideal é ingerir cerca de duas colheres de sopa de lentilha por semana e variar com as outras leguminosas, como feijão e grão-de-bico.

Na Índia e no Oriente Médio, a lentilha de cotilédone laranja, chamada também de lentilha vermelha, é muito popular, sendo comercializada principalmente na forma de grão partido sem tegumento.

Regula o funcionamento intestinal
Além dos minerais e vitaminas, ela é também fonte de fibras. Portanto, ajuda a regular o funcionamento intestinal, previne a constipação (prisão de ventre) e, dessa forma, pode facilitar o emagrecimento, uma vez que previne o inchaço abdominal. Além disso, protege a saúde do cólon.