Quanto tempo a lentilha pode ficar de molho na geladeira?
Diferente do feijão, a lentilha não pode ficar muito tempo de molho antes de cozinhar porque ela pode amolecer demais, o que acaba atrapalhando o cozimento. Por isso, o ideal é deixá-lo no máximo 4 horas de molhos.
Quanto tempo pode deixar de molho a lentilha
Como preparar o molho e remolho das leguminosas
Escolha a leguminosa da sua preferência, lave em água corrente e escorra. Em uma vasilha, cubra o grão com uma quantidade de água que cubra todo o alimento. Deixe descansar por 6 a 12 horas. Você pode fazer uma troca de água (remolho) durante esse período, mas é opcional.
Como armazenar a lentilha depois de deixar de molho
A água de cozinhar as leguminosas pode e deve ser utilizada. Se usar a água nos próximos dias, conservar no frigorifico num frasco de vidro.
Pode guardar lentilha cozida na geladeira
Assim como o tempo, a exposição ao calor e a umidade dificultam o cozimento. Mantenha as lentilhas cozidas na geladeira por até cinco dias.
Pode congelar lentilha de molho
Por exemplo, grãos de bico, soja, lentilhas e ervilhas, podem ser pré-cozidas e levadas ao freezer que vão durar por até 6 meses sem perder suas características. Lembrando que é importante deixar de molho essas leguminosas antes de cozinhar e levar ao freezer, assim estarão prontinhas para descongelar e usar.
Como saber se a lentilha estragou
Os grãos e leguminosas quando crus, não podem apresentar presença de insetos, como carunchos e gorgulhos. Mas, se isso passar despercebido, é possível perceber alterações de cor, sabor e odor depois do preparo dos alimentos.
Porque não pode comer lentilha todos os dias
Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.
Como tirar a fermentação da lentilha
Para evitar que isso aconteça, é preciso realizar o processo de fermentação dos grãos: basta deixar a lentilha de molho (entre 8 e 12 horas) em água limpa, com algumas gotinhas de vinagre ou limão.
Porque a lentilha tem que ficar de molho
Esses grãos possuem ácido fítico ou fitato – uma substância que se liga ao cálcio, ferro, magnésio e vários outros nutrientes e bloqueiam a absorção desses minerais pelo corpo. Ou seja, deixar esses alimentos de molho ajuda tanto do ponto de vista nutricional, como melhora desconfortos como os gases.
É preciso deixar a lentilha de molho
O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.
Quantas vezes na semana posso comer lentilha
O consumo recomendado de lentilha é de duas colheres de sopa por semana, variando com outros leguminosas como feijão ou grão-de-bico. Dica: é importante deixar a lentilha de molho antes de ser preparada para o consumo pois contém fitato, um composto que dificulta a absorção dos minerais.
O que é melhor lentilha ou feijão
Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.