Pode comer feijão e lentilha juntos?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Intercalar feijão e lentilha é uma boa para a saúde: compare as leguminosas.

Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

Mas já vamos adiantando: tanto o feijão quanto a lentilha são alimentos ricos em nutrientes e completos para o bom funcionamento do organismo! Observaçãozinha: Os valores se referem a 1 concha média de cada um. Agora é só comparar e aproveitar! Calorias – feijão: 80 X lentilha: 76.

Apesar dos valores nutricionais muito próximos ao do feijão carioca, quando comparados, a lentilha ainda é uma fonte maior de ferro e ácido fólico.

O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.

Os alimentos fontes de melatonina (o hormônio do sono) ou de precursores dele também são bem-vindos. Anote aí quais são: lentilha, pistache, trigo, aveia, amêndoas, sementes de girassol, mostarda, banana e chocolate 70% cacau.

O consumo recomendado de lentilha é de duas colheres de sopa por semana, variando com outros leguminosas como feijão ou grão-de-bico. Dica: é importante deixar a lentilha de molho antes de ser preparada para o consumo pois contém fitato, um composto que dificulta a absorção dos minerais.

Contraindicação. Pessoas que têm intolerância digestiva à lentilha ou que precisam controlar o consumo de proteína por causa de doenças renais, hepáticas (do fígado) ou em casos de crise de gota devem evitar o consumo desses grãos.

Quem precisa controlar o consumo de proteínas, como pessoas com doenças renais ou hepáticas, devem evitar o consumo dessas sementes. E a recomendação para quem tem gota, que é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico, é reduzir o consumo de lentilhas para não piorar os sintomas.

Quinoa

1. Quinoa. Originária e muito popular na América do Sul, a quinoa é um grão bastante conhecido. Cada vez mais na mesa de quem busca uma alimentação saudável, seu grande destaque é o alto valor nutricional.