Quem malha pode comer lentilha?

Perguntado por: ixisco6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Insira boas quantidades de ferro e proteínas vegetais no seu dia a dia, consumindo mais lentilha. Ela ajuda a intensificar o transporte de oxigênio no sangue, o que dá outra disposição física para o corpo, além de estimular a produção de massa muscular.

Estimula o ganho de massa muscular: “para quem busca o ganho de massa muscular, com a prática de atividade física para esse fim, a lentilha é um alimento a ser consumido na rotina, pois fornece proteínas (auxiliando o aporte necessário deste nutriente para hipertrofia) e vitaminas do complexo B”, comenta Raquel.

Os benefícios da lentilha para a saúde
E os benefícios não param por aí: Ajuda no combate de doenças cardiovasculares e a manter a saúde do coração em dia: a presença de magnésio e potássio auxilia no controle da pressão arterial e diminuição das arritmias cardíacas.

Existem diferentes tipos de lentilha, como verde, vermelha, marrom, preta, amarela ou laranja, que variam quanto ao tempo de cozimento e a espessura. Essa leguminosa é comercializada com ou sem a casca, podendo ser usada em preparações como sopas, saladas, arroz e ensopados.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

Evitar açúcar e alimentos processados
Evitar alimentos com açúcar e muito processados é importante para não estimular o ganho de gordura no organismo, especialmente porque a dieta para ganhar massa já tem excesso de calorias.

Por isso, deve evitar comer alimentos com alta concentração de açúcar, como doces industrializados, chocolate, balas, biscoitos, bolos, tortas, algumas barras de cereal, entre outros.

Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.

Esses grãos possuem ácido fítico ou fitato – uma substância que se liga ao cálcio, ferro, magnésio e vários outros nutrientes e bloqueiam a absorção desses minerais pelo corpo. Ou seja, deixar esses alimentos de molho ajuda tanto do ponto de vista nutricional, como melhora desconfortos como os gases.

Contraindicação. Pessoas que têm intolerância digestiva à lentilha ou que precisam controlar o consumo de proteína por causa de doenças renais, hepáticas (do fígado) ou em casos de crise de gota devem evitar o consumo desses grãos.

O consumo recomendado de lentilha é de duas colheres de sopa por semana, variando com outros leguminosas como feijão ou grão-de-bico. Dica: é importante deixar a lentilha de molho antes de ser preparada para o consumo pois contém fitato, um composto que dificulta a absorção dos minerais.

E dentre as variações da lentilha, um destaque é a variação Crimson, que é a lentilha vermelha, a qual possui alto teor de fibras, ferro, magnésio, ácido fólico, vitamina do complexo B, fósforo, potássio e principalmente, um alto teor de proteína.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.