Quantos dias o bebê precisa tomar banho de luz?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

O tratamento de icterícia neonatal na maternidade pode variar do caso do bebê, então se ele necessitar de fototerapia, poderá ficar mais um ou dois dias no hospital para ajudar o organismo a eliminar a o amarelão. Porém se o caso for mais suave, banhos de sol durante a manhã e ou a tarde podem ser suficientes.

Na maioria das vezes regride espontaneamente em torno do décimo dia de vida do bebê. Banho de luz – Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz.

Banhos de luz consistem em um tipo de terapia com luz (fototerapia) que é usada para tratar a icterícia em recém-nascidos. A icterícia é uma coloração amarelada da pele e do branco dos olhos causada pelo excesso de uma substância amarela chamada bilirrubina.

A única questão discutível na literatura é sobre aqueles bebês prematuros abaixo de 1.000 gramas, que você pode indicar a fototerapia profilática entre 12-24 horas de vida porque as chances deles evoluírem para hiperbilirrubinemia é bem grande.

Nos recém-nascidos com icterícia, os seguintes sintomas são motivos de preocupação: Icterícia que surge no primeiro dia de vida. Icterícia em recém-nascidos com mais de duas semanas de vida. Letargia, alimentação deficiente, irritabilidade e dificuldade em respirar.

Essa condição desaparece naturalmente após cerca de duas semanas, quando o fígado do bebê estiver mais maduro e a eliminação da bilirrubina for regularizada. Se a icterícia não regredir espontaneamente, o médico poderá indicar a fototerapia, tratamento não invasivo, também conhecido como “banho de luz”.

As causas da icterícia são diversas, entre elas, estão a prematuridade, a oferta inadequada de leite materno, diabetes materna, predisposição genética e a incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho, quando um tem fator RH positivo e o outro negativo.

Danos neurológicos
O aumento da concentração de bilirrubina no sangue do recém-nascido é extremamente tóxico para o sistema nervoso, podendo causar lesões neurológicas irreversíveis e até mesmo a morte do bebê.

Se o seu bebê tiver uma icterícia mais acentuada poderá ser necessário a realização de fototerapia. A fototerapia consiste em colocar o recém-nascido sob um aparelho com várias lâmpadas fluorescentes ou de LED.

Outra importante medida de prevenção da icterícia é o banho de sol. “Indicamos não só a bebês com icterícia, mas a todos os recém-nascidos. Além de prevenir o sol é um grande responsável pela ativação da vitamina D em nosso organismo”, falou a pediatra.

O limite máximo para a icterícia ser considerada fisiológica é de 13 mg/dL.

O nível de bilirrubina total (BT) costuma subir em RN a termo até um pico de 6-8mg/dl aos 3 dias de vida (porém nunca aparece no 1°dia de vida) e cai, podendo essa elevação ser até 12mg/dl.

Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila. Estes são sinais de que pouca ou nenhuma bile está chegando ao intestino, e isso pode significar que seu bebê pode ter atresia biliar.

Icterícia Causada pelo Leite Materno
Tem início tardio, podendo chegar a níveis de 20-30 mg/dL em torno dos 14 dias de vida, com redução gradual até as 12 semanas de vida.