Quando a hérnia deve ser operada?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Quando é preciso operar de hérnia? O tratamento cirúrgico é geralmente necessário para as hérnias do aparelho digestivo que causam sintomas significativos ou complicações, como obstrução intestinal, estrangulamento ou ruptura. Essas condições podem ser potencialmente graves e requerem tratamento imediato.

Nesses casos, a dor é mais intensa e o intestino pode até mesmo se romper, o que agrava ainda mais o quadro. O paciente pode piorar rapidamente e, se não tiver tratamento imediatamente, pode ir a óbito em decorrência das complicações e infecções que poderão surgir.

As hérnias da parede abdominal que têm mais de 10 centímetros de afastamento laterolateral (medida do afastamento dos músculos reto abdominais) podem ser consideras grandes, apesar de não haver um consenso médico sobre o assunto.

No caso da hérnia encarcerada ou estrangulada (estágio grave), os sintomas mais frequentes são: Dor intensa na região da hérnia; Inchaço na região inguinal; Endurecimento da protuberância com ou sem vermelhidão local.

Portanto, se você perceber sintomas como um pequeno inchaço na parede abdominal ou o aumento de volume na região da virilha ou do testículo, é muito importante procurar um médico e realizar o tratamento conforme indicado, para que não ocorram complicações maiores.

Como prevenir o aparecimento das hérnias?

  1. Manter o peso em dia. ...
  2. Consumir bons alimentos. ...
  3. Evitar levantamento de peso excessivo. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Praticar exercícios com acompanhamento. ...
  6. Realizar a correção postural.

Mas toda hérnia necessita de cirurgia? Sim, toda hérnia inguinal e incisional deve ser operada, a não ser que o paciente tenha menos de 5 anos de idade ou possua contraindicações para o procedimento. As hérnias não somem por conta própria. Todas as hérnias tendem a piorar com o passar do tempo e causar problemas.

A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida. Atualmente, a cirurgia pode ser feita de três formas. A Laparoscopia é um procedimento realizado mediante pequenas incisões.

Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor. No caso das hérnias umbilicais, a maior parte das que aparecem antes dos 6 meses de idade some sozinha até os 4 anos.

Uma cirurgia de hérnia de disco pode custar entre R$ 10.000 e pode chegar a mais de R$ 50.000,00. O procedimento pode ser realizado tanto do modo convencional, como por técnicas minimamente invasivas com o uso de endoscopia. Você tem hérnia de disco e precisa de cirurgia?

Toda hérnia inguinal, mesmo que assintomática , deve ser tratada. Em um prazo não muito longo, até 10 anos, a maior parte dos pacientes com hérnia inguinal terá complicações.

De modo geral, a orientação é de repouso relativo por pelo menos três a cinco dias, período que também deve-se evitar dirigir. Também recomenda-se evitar erguer peso acima de 5 a 10 quilos e fazer exercícios abdominais por 30-60 dias.

Conviver com a hérnia inguinal não é fácil. Embora muitas vezes seja um problema assintomático, esse abaulamento do conteúdo abdominal pelo canal inguinal pode causar dor na área afetada e bastante desconforto.

A hérnia inguinal é potencialmente grave. Como você viu, existem casos em que o conteúdo abdominal pode se manter aparente de forma constante. Quando isso acontece, essa porção de tecido pode ficar encarcerada.