Quais as 3 etapas da hemostasia?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

O mecanismo hemostático inclui três processos: hemostasia primária, coagulação (hemostasia secundária) e fibrinólise.

A hemostasia é dividida didaticamente em fases, sendo elas: hemostasia primária, hemostasia secundária e hemostasia terciária.

O modelo da coagulação baseado em superfícies celulares substitui a tradicional hipótese da "cascata" e propõe a ativação do processo de coagulação sobre diferentes superfícies celulares em quatro fases que se sobrepõem: iniciação, amplificação, propagação e finalização.

Os componentes do sistema hemostático incluem as plaquetas, os vasos, as proteínas da coagulação do sangue, os anticoagulantes naturais e o sistema de fibrinólise.

Hemostasia Terciária: ocorre a remodelação da rede de fibrina (fibrinólise), o que permite que o fluxo sanguíneo retorne ao seu normal. A fibrina é degradada pela plasmina, proveniente do plasminogênio.

Hemostasia é, o processo fisiológico do corpo humano responsável, em manter o sangue fluído no interior do vaso sanguíneo. É o que se costuma chamar de coagulação sanguínea. Os componentes desse sistema são: vaso sanguíneo, plaquetas e fatores da coagulação.

Clinicamente, a hemostasia primária se manifesta como sangramento superficial, contínuo, de pele, podendo aparecer petéquias e alterações na menstruação. Já a hemostasia secundária geralmente se manifesta por episódios de sangramentos maiores e profundos, como hemartroses ou hematomas.

Trata-se da resposta normal e imediata do corpo quando algum vaso sanguíneo é lesionado. Quando nos cortamos por acidente, mas o sangue estanca rapidamente e coagula no local da lesão, por exemplo. A hemostasia envolve o conjunto de fenômenos mecânicos e químicos para ocorrer o bloqueio de qualquer lesão vascular.

De acordo com essa teoria, a coagulação ocorre em quatro fases: iniciação, amplificação, propagação e finalização. Na iniciação, observa-se a pertubação das células do sangue e do endotélio vascular. Nesse momento, acontece a interação entre o fator VII ativado e o fator tecidual.

A hemostasia primária caracteriza-se pela ação das plaquetas no estancamento do sangue. Já a secundária, pela formação do coágulo de fibrina. Fazer essa separação é importante na hora da avaliação laboratorial, uma vez que os fatores de coagulação são ativados de maneiras diferentes, nos ensaios in vivo e in vitro.

São considerados instrumentos cirúrgicos hemostáticos destinados à função de pinçamento de vasos sanguíneos a pinça Halsted, pinça Kelly, pinça Rochester, pinça Moynihan.