O que pode ser confundido com hérnia?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Ele é muitas vezes confundido com o ligamento inguinal visto de dentro da cavidade abdominal.

O sinal mais frequente de que possa existir uma hérnia é o aparecimento de um “caroço” (uma elevação ou abaulamento) na área afetada. Assim, pode-se observar uma protuberância na região inguinal, quando a hérnia se localiza na virilha, na região epigástrica ou no umbigo, principalmente ao realizar esforços.

Geralmente, a condição é assintomática, mas, em alguns casos, o paciente pode sentir dor abdominal ao se movimentar, fazer esforços físicos ou levantar pesos. Pode ser facilmente confundida com a hérnia umbilical, devido à localização próxima.

Um raio-x pode mostrar um espaço de disco estreito, fratura, esporão ósseo ou artrite, o que pode ajudar a descartar a hérnia de disco. Mas é a ressonância magnética (RM), o exame de imagem mais utilizado para o diagnóstico de hérnia, já que permite visualizar o tecido mole de um disco protuberante.

Há sintomas comuns que podem indicar que você está com uma hérnia inguinal, sendo os mais frequentes aqueles que estão relacionados ao desconforto na área da pélvis e da virilha e que podem se agravar com esforços físicos, como caminhadas mais intensas e carregar peso, e com a prática de atividades físicas, como ...

A hérnia abdominal é um dos problemas de saúde mais comuns e ocorre quando um órgão “invade” um local indevido, causando um caroço na barriga. Dependendo do tamanho, pode ou não apresentar dores e sinais no corpo. É corrigida em cirurgias e tende a não aparecer mais.

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Hérnia verdadeiras: Presença de saco herniário que envolve a estrutura transpassando pelo falha no aponeurose muscular. Ex. hérnia inguinal; h perineal. Hérnia falsa: Sem a presença de saco herniário envolvendo as estruturas “herniadas”, em geral é fator traumático, mas pode ser congênito.

Ultrassonografia de Parede Abdominal, detecta as hérnias abdominais, diástase de retos,exame muito solicitado para realização de procedimentos estéticos.

Dor forte na região da hérnia ou do abdômen; Endurecimento, Inchaço e vermelhidão na região da hérnia; Náuseas e vômitos.

Entretanto, quando o exame de hérnia inguinal por meio do ultrassom se mostra inconclusivo, ou seja, não foi possível confirmar o diagnóstico, é necessário a realização da tomografia ou da ressonância para confirmação da patologia.