Qual é a hérnia mais grave?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.

Cirurgia tradicional (Aberta)
Esta intervenção normalmente é feita com anestesia geral, destacando-se por ser mais invasiva ao organismo do paciente. Por mais que não seja verdade que a cirurgia de hérnia de disco é perigosa, esta metodologia geralmente oferece mais riscos.

Quando a hérnia se torna encarcerada, o conteúdo extravasado fica preso no orifício herniário, reduzindo o fluxo sanguíneo do órgão. A partir do momento que o fluxo sanguíneo é reduzido, pode ocorrer a necrose e morte dos tecidos.

Tipos mais comuns de hérnia e tratamentos

  • Hérnia umbilical. Como o próprio nome diz, esse tipo de hérnia aparece no umbigo. ...
  • Hérnia inguinal. A hérnia inguinal aparece na região da virilha. ...
  • Hérnia epigástrica. No caso da hérnia epigástrica, a falha estará presente acima do umbigo.

Como acontece com outros procedimentos cirúrgicos, a cirurgia de hérnia umbilical oferece risco de inflamação ou infecção no local. Também pode haver dor na região e existe o risco de lesão nos nervos durante o procedimento.

A hérnia inguinal, quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode provocar consequências graves para o paciente, como o comprometimento do fluxo sanguíneo na região afetada e até mesmo o risco de necrose.

A resposta para tal questionamento é sim. A única forma de tratamento da condição é por meio da intervenção cirúrgica. É importante alertar esses pacientes que, quando a hérnia não é tratada, ela pode evoluir para o encarceramento.

Apesar de a cirurgia ser o único tratamento eficaz para correção da hérnia inguinal, não são todos os pacientes que precisam ser submetidos a esse procedimento como primeira medida. Hoje é aceitável que hérnias pequenas e assintomáticas, que não oferecem risco imediato para o indivíduo, possam ser acompanhadas.

É possível que uma hérnia da parede abdominal cresça progressivamente devido ao aumento da pressão abdominal e enfraquecimento progressivo da musculatura. A hérnia é um defeito nos músculos que permite a passagem de uma porção de gordura ou de um órgão através dele.

A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida. Atualmente, a cirurgia pode ser feita de três formas. A Laparoscopia é um procedimento realizado mediante pequenas incisões.

Hérnia inguinal
É a hérnia abdominal mais comum. Consiste na protuberância de conteúdo intra-abdominal na região da virilha. Afeta crianças e adultos, sobretudo do género masculino.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor. No caso das hérnias umbilicais, a maior parte das que aparecem antes dos 6 meses de idade some sozinha até os 4 anos.