Como saber se o bebê está com icterícia?

Perguntado por: umodesto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

A icterícia é detectada através do exame de sangue. Klebiana explicou, também, que recém-nascidos podem apresentar a icterícia como algo fisiológico (normal), quando acontece após 24 horas de vida, ou seja, entre segundo e terceiro dias de vida e vão melhorando entre o quinto e sétimo dias de vida.

Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila. Estes são sinais de que pouca ou nenhuma bile está chegando ao intestino, e isso pode significar que seu bebê pode ter atresia biliar.

Ela normalmente surge dois a três dias após o nascimento (a icterícia que surge nas primeiras 24 horas após o nascimento pode ser devida a um distúrbio grave). A icterícia fisiológica em geral não causa outros sintomas e se resolve no prazo de uma semana.

A atenção necessária na icterícia não fisiológica
A icterícia surgida antes de se completar 24 horas desde o nascimento do recém-nascido deve ter uma atenção especial do médico.

Outra importante medida de prevenção da icterícia é o banho de sol. “Indicamos não só a bebês com icterícia, mas a todos os recém-nascidos. Além de prevenir o sol é um grande responsável pela ativação da vitamina D em nosso organismo”, falou a pediatra.

A icterícia é uma condição que pode aparecer repentinamente ou desenvolver-se lentamente com o tempo. Os principais sinais e sintomas costumam incluir pele amarelada, a parte branca do olho amarela, cor amarela na parte de dentro da boca.

Cuidados a serem tomados com o bebê com icterícia:
Não dê ao seu filho qualquer remédio caseiro para reduzir as manchinhas amarelas, pois isso poderá desencadear reações alérgicas graves. Além disso, é comprovado cientificamente que a amamentação diminui a icterícia.

Dessa forma, a icterícia é classificada em icterícia pré-hepática, hepática e pós-hepática, e diversas condições estão associadas a manifestação e ao aparecimento destes tipos (1,2,5).

A bilirrubina é um pigmento amarelo escuro e como é normalmente excretado no intestino gera a coloração marrom das fezes. Quando a bilirrubina não é excretada normalmente no intestino as fezes ficam com coloração esbranquiçada (acolia).

A grande importância do tratamento da icterícia é evitar a encefalopatia bilirrubínica. Inicialmente, esta doença se caracteriza pela letargia, hipotonia e sucção débil que, se não tratada adequadamente, pode evoluir com irritabilidade, hipertonia, febre e choro agudo alternados com sonolência e hipotonia.