O que fazer para desinflamar uma hérnia?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Não existe nenhum remédio, fisioterapia, exercício ou cinta capaz de tratar uma hérnia da parede abdominal. A única forma adequada nestes casos é a cirurgia.

Exercícios leves, como caminhada ou natação, ajudam a relaxar a musculatura e, com isso, melhorar os sintomas da crise de hérnia de disco.

A hérnia de disco é uma patologia provocada pelo desgaste dos discos intervertebrais, que são estruturas com função de amortecimento entre as vértebras. Quando ocorre uma falha nestes discos, podem comprimir as raízes nervosas da coluna, causando uma inflamação e dores intensas.

O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.

Essa alteração forma abaulamentos visíveis, sendo que o surgimento desta protuberância na região é justamente o principal sintoma da hérnia. Quando encarcerada, alguns pacientes podem apresentar também náuseas e cólicas abdominais, além de vermelhidão e calor no local.

Se a região da hérnia inchar, mudar de uma hora para a outra ou houver dor intensa, procure imediatamente o pronto-socorro.

O ideal é sempre evitar movimentos que provoquem aumento da pressão intra-abdominal, como levantar peso, por exemplo. A dor deve ser um sinal de alerta ao praticar atividades físicas permitidas, como tênis e natação, em caso de sintomas é necessário parar a atividade imediatamente”, explica.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Quando isso acontece, há um bloqueio da circulação sanguínea na parte do tecido em que ocorreu a protusão e, além da dor, surgem náuseas e vômitos, sendo necessário procurar imediatamente assistência médica. Tratamento: A cirurgia é o único tratamento que pode corrigir permanentemente uma hérnia abdominal.

A presença de inchaço na pele, acompanhado de dor, é um dos sintomas de hérnia mais conhecidos pelos pacientes diagnosticados com essa condição. No entanto, essa não é a única manifestação que o paciente pode notar no corpo.

A hérnia inguinal, quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode provocar consequências graves para o paciente, como o comprometimento do fluxo sanguíneo na região afetada e até mesmo o risco de necrose.

A hérnia não melhora nem desaparece espontaneamente. Não é perigosa por si só, mas pode causar complicações graves, com risco de vida. Às vezes, uma parte do intestino pode ficar presa no escroto (encarceramento). Se o intestino ficar preso, o fornecimento de sangue pode ser cortado (estrangulamento).

Obstrução intestinal
Com isso, acabam se acumulando dentro do intestino. Este quadro, se ignorado, pode levar à perfuração do intestino, infecções, necrose de parte do órgão digestivo, estado de choque e até a morte.