O que não pode comer com a bilirrubina alta?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Alimentos de origem animal como as carnes vermelhas de cortes gordos, aves com pele, frutos do mar, leite integral, queijos amarelos, creme de leite, manteiga, embutidos e enlatados ; lingüiça, mortadela, salame, salsicha ; contêm alto teor de gordura.

Alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas vermelhas, ajudam a proteger o fígado e diminuir a inflamação. Já as fontes de fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, auxiliam no trânsito intestinal, melhorando a eliminação da bilirrubina.

Refrigerantes, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcares adicionados: eles podem aumentar os depósitos de gordura no fígado.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Bilirrubina alta: o que pode ser? Possíveis causas do aumento da bilirrubina indireta são: Anemias hemolíticas, caracterizadas pelo aumento da destruição das hemácias. Exemplos incluem anemia falciforme, talassemias e anemia hemolítica autoimune.

Bilirrubina tem cura e as formas de tratamento consistem em fototerapia, que controla a quantidade e transfusão sanguínea. Além disso, alguns medicamentos podem ser usados para controlar a imunidade.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

A bilirrubina eleva-se no sangue na presença de lesões no fígado, obstrução biliar (canais da bile) ou quando a velocidade de destruição dos glóbulos vermelhos está aumentada. O aumento da bilirrubina no sangue pode indicar problemas no fígado, canais da bile, vesícula biliar, baço, rins e doenças do sangue.

No caso da alimentação, a dieta para gordura no fígado deve ser rica em fibras, proteínas, peixes e verduras, evitando o consumo de carboidratos refinados (refrigerantes, doces, arroz branco) e de gorduras saturadas (óleo de coco, margarina, amendoim, banha de porco), que podem ser substituídos por alimentos integrais ...

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.