Porque o bebê tem que vestir vermelho no sétimo dia?

Perguntado por: ogalvao9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

Vermelho. A maior de todas as tradições diz que o bebê deve vestir vermelho no dia de ir para casa, segundo a crença esta cor significa proteção e afasta o mau-olhado trazendo boas energias.

Por conta dessas mesmas razões, sair com o bebê antes dos 7 dias não é indicado. “Nem a mãe deve sair de casa nesse período, pois ela ainda deveria estar se recuperando do parto”, acrescenta a pediatra. Mas o 'quando' não deve ser o fator principal a se levar em conta ao sair com o pequeno para o primeiro passeio.

Por que a tradição da roupa vermelha? A cor vermelha geralmente é a escolhida pois representa proteção e boas energias, o que é o que os parentes buscam para o recém-nascido.

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves.

O Guarda Cabeça é uma tradição realizada em Cabo Verde, sete dias após o nascimento do bebé. Reza a lenda, que na noite que antecede o sétimo dia de vida da criança, as bruxas vêm buscá-la, sugando-lhe a cabeça enquanto dorme.

Nessa fase, o bebê tem uma visão turva. O recém-nascido não consegue distinguir formas nem cores, enxergando apenas preto e branco, de forma muito embaçada. Isso acontece por uma série de fatores, como o ajuste da visão à luz, mas nessa fase há um componente além do ocular, o psicológico.

Os recém nascidos não tem uma perfeita estabilização dos olhos e, por isso, a sua visão nos primeiros meses não possui muito foco. As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas.

As cores mais usadas na saída maternidade do bebê

  • Vermelho – Proteção. Vibrante e intensa, a cor é popular por remeter ao amor mas, neste contexto, também é associada à proteção. ...
  • Azul – Paz. ...
  • Rosa – Amor. ...
  • Amarelo – Prosperidade. ...
  • Branco – Proteção.

Leve trocas de roupas com manga longa e curta, macacões com pezinhos e sem, meias quentinhas e fresquinhas e, até uma pequena touca, se achar necessário. Tudo no tamanho recém-nascido (RN), claro. Uma dica: leve um macacão com tamanho maior de reserva, pois o bebê cresce entre o último ultrassom e o nascimento.

É conhecido popularmente como tétano umbilical e “mal de sete dias”. O agente etiológico é o Clostridium tetani, bacilo gram-positivo, anaeróbico e esporulado produtor de várias toxinas, sendo a tetanopasmina a responsável pelo quadro de contratura muscular.

Os estudos científicos provam isso. E dizem também que é arriscado expor o recém-nascido tão cedo às doenças na rua ou às pessoas doentes. Com base nisso, a melhor conduta é evitar sair de casa ou receber visitas nesse momento.

Estudos mostram que o ventilador ligado pode fazer evaporar o suor e a umidade do corpo, o que pode causar desidratação e ressecamento da boca e ... Agora, a moleira funda significa que o bebê está desidratado e precisa de água, isso acontece principalmente em dias quentes.

Dessa maneira, segundo a crença mais comum, ele deve ser colocado em um local importante para os pais ou até mesmo para o bebê. Outra simpatia diz ainda que o umbigo deve ser enterrado nos pés de uma roseira para que a criança cresça bonita e saudável.