Quanto tempo ficar em bulking e Cutting?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

seis meses

O tempo de duração do bulking costuma ser de quatro a seis meses. Não é recomendável passar mais tempo nessa fase. Nesse período, o praticante de bulking deve se alimentar de uma quantidade de caloria superior à que seu metabolismo queima, para que assim, consiga formar músculos em sua rotina de exercícios.

O especialista em nutrição explica que a duração de cada fase varia. Muitos optam por três a seis meses de bulking e dois a quatro meses de cutting — mas sempre dependendo dos objetivos, das preferências e da capacidade individual de resposta ao treino.

Para atletas, o tempo limite de uma dieta de cutting não deve passar de dois meses no máximo. Para indivíduos que buscam qualidade de vida e melhora no rendimento, é comum fazer o cutting em períodos maiores, sem que seja uma dieta muito restrita, podendo chegar a mais de dois meses.

Segundo o especialista, esse índice de gordura corporal tende a variar de 12% a 20% para os homens e de 18% a 28% para as mulheres. "Ou seja, um homem que bateu nos 12% de gordura corporal pode começar um bulking. Quando ele estiver chegando em 18% a 20% deve começar um cutting, até retornar aos 12%.

No cutting, há um cuidado em relação à quantidade de calorias ingeridas, tendendo a um planejamento de déficit calórico, o que significa que a pessoa consome menos calorias do que gasta e, por isso, perde gordura e emagrece naturalmente. Não é possível realizar o bulking e o cutting simultaneamente.

Ao todo o período que uma pessoa pratica a dieta cutting deve ser de pelo menos 2-4 meses, não podendo passar disso. Isso porque manter um déficit calórico por muito tempo pode acabar afetando a energia do organismo e causar perda de músculos.

Por exemplo, supondo que você precisa de 2.000 calorias diárias por dia para manter o peso, deve procurar consumir 2.300-2.600, dependendo do seu nível de experiência. Para uma pessoa que pesa 68 kg, isso equivale a um aumento de 200~400g por semana.

Assim, é recomendado não ingerir açúcar, farinha refinada, doces, pão, arroz ou macarrão e dar preferência a carnes magras, como frango, peixes, ovos, sementes e queijo, por exemplo. Além disso, a alimentação deve ser associada a uma rotina de treinos para manter a massa muscular.

Digamos que você precisa ingerir 2000 calorias por dia (500 a menos) para conseguir criar um déficit calórico e gerar queima de gordura. Em vez de cortar 1000 calorias da dieta drasticamente (ir de 3000 do bulking para 2000 do cutting), você vai reduzir gradualmente as calorias até chegar nos mesmos 2000.

Falsa Magra Antes e Depois
Então, se você está cético e receoso ainda, eu entendo. Mas se você seguir os conselhos deste artigo, eu tenho certeza que você não será mais falso magro em três a seis meses (dependendo de quanto de gordura e o quão pouco músculos você tem).