Quanto ao intemperismo e correto afirmar que?

Perguntado por: rlima . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Sobre intemperismo é correto afirmar que: I. Por intemperismo entende-se a alteração, tanto em composição como em tamanho dos minerais e rochas da superfície terrestre, que se encontram em contato com agentes da atmosfera, hidrosfera e biosfera.

Intemperismo é o conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que alteram as rochas afloradas na superfície terrestre. O intemperismo físico promove a fragmentação da rocha, que pode se tornar visível por meio de fraturas. O intemperismo químico corresponde à transformação da estrutura química da rocha.

É um processo natural desencadeado pela ação de agentes da natureza que produzem o desgaste de corpos rochosos. O intemperismo físico envolve a desintegração das rochas e o intemperismo químico remete à decomposição das rochas.

Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.

É o processo mais importante na formação do solo e, consequentemente, na modelação do relevo. Fortemente influenciado por condicionantes externos como o clima, o intemperismo acontece em três tipos diferentes: o intemperismo físico, o intemperismo químico e o intemperismo biológico.

Os processos de intemperismo e aqueles que acontecem em função dele, como a erosão, atuam na modelagem da superfície terrestre, o que resulta na existência de diferentes formas de relevo e nas inúmeras paisagens naturais que conhecemos. Além disso, os solos que recobrem a litosfera são produto direto do intemperismo.

  • RESULTADO DO INTEMPERISMO QUÍMICO DAS ROCHAS.
  • Argilas – Argilo-mineral.
  • Siltes.
  • Areias.

As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.

O intemperismo é o conjunto de processos que provocam a desagregação física ou a decomposição química das rochas localizadas na feição externa da superfície terrestre, sendo um dos mais importantes elementos que condicionam a transformação do relevo ao lado da erosão.

As rochas que sofrem o intemperismo perdem sua coesão e passam a ser erodidas e transportadas por diferentes agentes (água, gelo, vento, gravidade) até sua sedimentação em depressões da crosta terrestre, denominadas bacias sedimentares.

O intemperismo atua através de mecanismos modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas (morfologia, resistência, textura) e de suas características químicas (composição química e estrutura cristalina).

Os fatores que controlam o intemperismo são: o clima, o material parental, a biosfera, o relevo e o tempo.

O principal agente do intemperismo químico é a água, que, absorvendo o CO² da atmosfera, adquire características ácidas. Em contato com a matéria orgânica do solo, essa água fica mais ácida ainda, o que vai facilitar seu trabalho de dissolução de carbonatos e outras substâncias.

O intemperismo pode ser classificado de acordo com a preponderância dos agentes intempéricos em três tipos: intemperismo físico, intemperismo químico e intemperismo biológico.

O principal agente do intemperismo químico é a água, que, absorvendo o CO² da atmosfera, adquire características ácidas. Em contato com a matéria orgânica do solo, essa água fica mais ácida ainda, o que vai facilitar seu trabalho de dissolução de carbonatos e outras substâncias.

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.