Como a compostagem contribui para a saúde do meio ambiente?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

A compostagem adequada dos resíduos orgânicos que geramos em nossa vida diária - alimentos não comestíveis ou não utilizados - pode reduzir a dependência de fertilizantes químicos, ajudar a recuperar a fertilidade do solo e melhorar a retenção de água e a entrega de nutrientes às plantas.

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.

A separação dos resíduos em três frações: recicláveis, resíduos orgânicos e rejeitos, facilita o processo de compostagem e garante a qualidade do adubo orgânico final; diminui a contaminação dos resíduos recicláveis (papeis, plásticos, vidro, metais), que são encaminhados para centrais de triagem de resíduos.

E, na prática, um minhocário ou uma composteira doméstica seca têm o mesmo objetivo: transformar lixo orgânico em adubo. Na compostagem seca, todo o trabalho fica por conta dos microrganismos que naturalmente decompõem a matéria orgânica colocada na composteira.

Esse processo contribui ainda para a diminuição do aquecimento global pois, esse material transformado em adubo deixa de ir para os aterros sanitários e assim não gera o gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa. Além disso diminui a utilização de fertilizantes sintéticos na agricultura.

Substitui o uso de fertilizantes e pesticidas químicos, reduzindo a contaminação do solo e prevenindo sua erosão. Permite recuperar solos com pouca matéria orgânica, tornando-os mais ricos em nutrientes, mais férteis e mais produtivos.

Veja os benefícios de realizar a compostagem
Diminuição do mau cheiro nas ruas e lixeiras; – Previne a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, baratas e moscas; – Aumenta a vida útil dos aterros sanitários (local onde recebe a maioria do lixo da cidade);

O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A técnica da compostagem é desenvolvida com a finalidade de ace- lerar com qualidade a estabilização da matéria orgânica.

A compostagem melhora a qualidade do solo, ajuda a repor matéria orgânica, a recuperar nutrientes, reduz a temperatura média e favorece os microorganismos benéficos, tornando as plantas mais sadias e resistentes a pragas e doenças, reduzindo com isso a necessidade do uso de agrotóxicos.

Entre os principais problemas estão a contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume; a emissão de metano (CH4) e outros gases de efeito estufa; a proliferação de animais, como mosquitos, ratos e baratas; e o aumento de doenças, como leptospirose, febre tifóide, infecções intestinais, dengue e zika, entre outras, ...