Como fazer uma composteira na terra?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Passo a passo para fazer uma composteira em casa

  1. Primeiro faça um buraco na terra, com aproximadamente 0,5 m² (ou o tamanho apropriado para armazenar a quantidade de lixo orgânico gerado pelos moradores) e 30 cm de profundidade. ...
  2. Sem espalhar, coloque os resíduos orgânicos até preencher o espaço.

Compostagem no quintal
Faça um buraco na terra com mais ou menos 60x60cm de lados e profundidade de 20cm a 30cm. Você pode fazer dois buracos porque, assim, enquanto um descansa e o composto fica pronto, você enche o outro. Caso julgue necessário, coloque tábuas nas laterais para ajudar a segurar as paredes de terra.

Existem duas opções para montar uma composteira em casa e transformar o lixo orgânico em adubo. Você pode fazer a compostagem diretamente na terra do quintal ou montada em algumas caixas plásticas.

Então confira cinco passos necessários para começar a fazer compostagem em casa, levando em conta todos os aspectos essenciais:

  1. Passo 1: Escolha do local adequado.
  2. Passo 2: Monte a “cama” das minhocas.
  3. Passo 3: Alimente as minhocas.
  4. Passo 4: Introdução dos resíduos.
  5. Passo 5: Produto final.

O que colocar na composteira: Restos de frutas e verduras, borra de café com o papel-filtro, restos de pães (umedecer antes), galhos finos, folhas, flores de jardins e grama cortada, cascas de ovo, de preferência moídas, papelão do rolo de papel higiênico, guardanapos usados, sem resíduos de carne, sabugo de milho em ...

o motivo número um é que a terra é muito pesada. ela vai amassar compactar os resíduos orgânicos o prejuízo que isso causa na compostagem é que vai atrapalhar. a circulação de. ar no interior lembra os microorganismos precisam de ar para viver.

Para aproveitar melhor os nutrientes do adubo líquido, sugerimos não armazenar por mais de 3 meses.

O que não colocar na composteira: Resíduos de carne, restos de queijo, fezes de cachorro, papel higiênico. Evite colocar na composteira: Cascas de frutas cítricas, folhas de jornal coloridas, alimentos temperados com sal ou açúcar.

Minhocas na composteira
Existem diversas espécies de minhocas no mundo. Contudo, na compostagem em especial, são utilizadas minhocas da família Lumbricidae e preferencialmente minhocas californianas por serem mais resistentes a variações ambientais.

Para preparar o próprio composto orgânico para adubar sua horta doméstica, pode-se usar as sobras de alimentos crus, resultantes do preparo das refeições, como restos de verduras não temperadas, folhas danificadas, cascas, frutos podres, alguns bagaços, borra de café, cascas de ovos, enfim, todo o lixo orgânico deve ...

Como fazer sua composteira
Restos de alimentos, talos e casca de verduras e frutas não cítricas, cascas de ovo e borra de café são muito bem-vindos, assim como folhas e grama fresca e alimentos cozidos em pequenas quantidades. Carnes e fezes de animais podem gerar mal cheiro e contaminação do adubo.

A compostagem leva de 9 a 16 semanas, dependendo do material orgânico utilizado, das condições ambientais (no verão é mais rápido) e do cuidado no revolvimento constante e uniforme da leira.

Cerca de 450 gramas de minhocas desse tipo é o ideal para começar. Não se preocupe pois geralmente elas mesmas fazem o controle da população. Algumas pessoas podem ficar com nojo ou ter algum receio em ter tantas minhocas em casa, mas elas não exalam cheiro e muito menos transmitem doenças.

Apesar de as minhocas se deslocarem de um balde para outro pelos orifícios, nesse momento é recomendado colocá-las no balde de cima com um pouco de substrato. A composteira doméstica deve ficar em um lugar arejado, protegido da chuva e do sol.