O que é uma citologia ginecológica?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

O exame citopatológico é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente.

Ele é realizado com o auxílio de um espéculo vaginal (aparelho para visualização do colo uterino), espátula e escovinha para coleta das células do colo do útero. Esse raspado da parte interna e externa do colo é posteriormente enviado ao laboratório para análise pelo patologista.

A citologia do colo do útero, também conhecida como exame de Papanicolau, é um procedimento que se realiza associado ao exame ginecológico. Este exame é indolor (não provoca dor). Inicialmente, é colocado o espéculo para permitir a visualização de todo o colo do útero.

Citologia a cada três anos, a partir dos 21 anos e/ou pelo menos três anos após o início da vida sexual e, partir dos 30 anos, co-teste (citologia e teste de HPV) de cinco em cinco anos.

A citologia cérvico vaginal pode detectar:

  • Doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, clamídia e gonorreia;
  • Presença da infecção pelo HPV, que é a principal causa de câncer de colo de útero;
  • O próprio câncer de colo de útero;
  • Presença de alterações hormonais.
  • Presenças de fungos, como a candidíase.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.

Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.

Citologia Oncótica de Líquidos e Secreções - R$53,00 - Labi Exames.

Existem dois principais tipos de citologia: a citologia esfoliativa (ginecológica e não ginecológica) e a aspirativa. Este exame permite a recolha de células de um determinado tecido ou órgão do corpo, das quais, após análise ao microscópio, é possível avaliar o seu crescimento e o seu funcionamento.

O risco de um resultado HSIL ser um câncer é de 7%. Portanto, toda a paciente com resultado HSIL no Papanicolau precisa ser investigada com colposcopia e biópsia.

Não é preciso se depilar para fazer o preventivo. Durante o exame preventivo, o/a profissional de saúde realiza coleta de secreção do colo do útero e do interior da vagina.

Desta forma, sugere-se que o tempo de espera de 30-40 dias para fornecimento do laudo citopatológico do exame de esfregaço do colo uterino (CP), ainda que estendido, seja aceitável.

Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame; e. Não estar menstruada.

A colposcopia é o único exame que permite a avaliação detalhada do colo do útero e que permite a biópsia dirigida de áreas suspeitas. A citologia do colo do útero (Papanicolau) deve ser realizada antes da colposcopia, uma vez que este é o único exame implementado como rastreio do cancro do colo do útero.

Se o resultado for positivo, isso indica que as células extraídas são anormais e podem significar a presença de cancro, pré-cancro ou até mesmo uma infeção vaginal. Nesse caso, o ginecologista procede ao tratamento que considere adequado.