Qual a importância de se preservar os biomas?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 15 votos

A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras e eleva o Brasil ao posto de principal nação entre os 17 países megadiversos (ou de maior biodiversidade).

Alguns exemplos destes benefícios são a manutenção do ciclo hidrológico, a fertilidade do solo, a proteção das áreas de risco, a produção e a limpeza da água, a manutenção da qualidade do ar, o sequestro de carbono, o equilíbrio climático e a proteção da diversidade biológica da fauna e da flora.

O bioma abriga, também, a maior bacia hidrográfica do mundo, que detém 20% da água doce do planeta e, aproximadamente, 80% das águias superficiais do Brasil. Na fauna, são mais de 400 espécies de anfíbios, 1.300 de aves e mais de 400 mamíferos. A região abriga, ainda, 85% das espécies de peixe da América do Sul.

Evite o desmatamento das matas ciliares, topos de morro, e encostas. Essas áreas são importantes para a manutenção da qualidade das águas, do solo e da captação de água, que muitas vezes abastece a sua cidade. Seja gentil no trânsito, respeite a sinalização e os limites de velocidade.

E quando falamos em preservar o bioma, falamos em manter a nossa alimentação. Aqui, falamos em agricultura regenerativa, aquela que não só tira, mas também repõe os recursos naturais", afirma Nadiella.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

Contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. Promove, ainda, a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.

O desenvolvimento de grandes obras de infraestrutura provocam sérios impactos ambientais nos diferentes biomas brasileiros. A construção de hidrelétricas, bem como de barragens, usinas de grande porte e abertura de rodovias, afetam os principais rios brasileiros e degradam a vegetação nativa dos biomas.

Pantanal

Uma boa notícia é que o Pantanal é o bioma mais preservado do Brasil, por manter, ainda, 84% de sua paisagem original.