Quais elementos formam um bioma?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Um bioma é definido por um tipo principal de vegetação (embora num mesmo bioma possam existir diversos tipos de vegetação) e também de animais típicos, embora estes não influam tanto na definição. Os biomas brasileiros são a Amazônia, o Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, o Pampa e o Pantanal.

O conceito de bioma está ligado à delimitação de uma área espacial que possui aspectos geográficos e biológicos em comum. São variáveis de classificação de um bioma: clima, relevo, vegetação, hidrografia, geologia, solo, fauna e flora.

Os biomas aquáticos são formados pelos diversos ecossistemas localizados nos rios, mares e oceanos e subdividem-se em: bioma marinho, formado pelos ecossistemas adaptados à água salgada, e o bioma de água doce, constituído pelos ecossistemas localizados nas bacias hidrográficas no interior do continente, em rios e ...

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e relevo.

Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.

As formações vegetais são tipos de vegetação facilmente identificáveis na paisagem e que dominam extensas áreas. É o elemento mais evidente na classificação dos biomas.

De maneira geral, podemos dizer que os Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais.

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.

As relações entre espécies, condições de vento e de relevo, juntamente com os outros elementos citados anteriormente, formam um conjunto capaz de determinar a dispersão ou o isolamento de cada uma das espécies encontradas no planeta. A partir desse processo, formam-se os grandes biomas.

Os biomas são formados por complexas redes de interações que envolvem clima, geologia, tipos de solo, recursos hídricos, latitude, entre outros fatores. Nessa aula, vamos nos ater aos grandes biomas terrestres a partir da proposição do ecólogo alemão Robert H. Whittaker.

Principais fatores que influenciam na vegetação:
1 – Disponibilidade de água no solo. 2 – Clima: temperaturas, umidade do ar, presença de chuvas (pluviosidade), geada, vento, neve e outros fatores climáticos. 3 – Tipos de relevo (planalto, planície, montanha, vale, etc.).

Clima é o fator abiótico chave que determina onde os biomas terrestres (terra) são encontrados. Cada bioma tem níveis de temperatura e precipitação (chuva e/ ou neve) característicos. Se sabemos como é a temperatura e a precipitação de um lugar, podemos prever que tipo de bioma encontraremos lá.

São sete os principais biomas mundiais: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto. Os biomas são ecossistemas terrestres com vegetação característica e um tipo de clima predominante. Esses aspectos dão ao bioma o seu caráter geral e único.

Os Biomas são regiões heterogêneas onde se integram diversos fatores, sendo os principais a vegetação, os climas e os solos (CONTI; FURLAN, 2014, p. 137). Esse tipo de Bioma ocorre no continente americano. A floresta tropical úmida acontece no Caribe, na bacia amazônica e na Mata Atlântica.

Em nosso país podemos encontrar seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. Nossos Biomas são importantes não somente como recursos naturais em nosso país, mas, tem destaque como ambientes de grande riqueza natural no planeta.

Amazônia

O maior Bioma do Mundo - Amazônia.