O que torna o solo mais fértil?

Perguntado por: treal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.

A nutrição é um fator básico para a fertilidade do solo. O solo precisa conter e fornecer nutrientes em níveis adequados para as plantas se desenvolverem de forma saudável em todo o seu ciclo produtivo. Como a grande maioria dos solos possui baixa quantidade de nutrientes, é necessário adotar práticas corretivas.

De modo geral, há duas possiblidades para transformar o solo e deixá-lo fértil: artificialmente ou organicamente. De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos.

Para a fertilidade do solo os nutrientes são classificados como: a) Macronutrientes primários: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). b) Macronutrientes secundários: cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e enxofre (S).

As principais formas de fertilidade são:

  • Fertilidade Natural: É a formação natural do solo;
  • Fertilidade Potencial: Pode manifestar determinadas condições, as quais vão identificar o que pode estar limitando a real capacidade do solo em fornecer nutrientes à plantação;
  • A Fertilidade Atual: ...
  • Fertilidade Operacional:

Ao adicionar estercos, Bokashi, húmus de minhoca, farinha de osso, composto orgânico, torta de mamona, farinha de sangue e tantos outros adubos orgânicos, procure misturar esse material à terra velha numa camada de no máximo 20 cm, que é a faixa de melhor acesso para as raízes.

Solo orgânico
É o tipo mais fértil de solo, com maior circulação de nutrientes e maior concentração de matéria orgânica.

Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica.

Fertilidade Química Do Solo
Estes são: Nitrogênio: potencia o crescimento geral e das folhas. Fósforo: é benéfico para o sistema de raízes e desenvolvimento de botão e sementes. Potássio: importante para o metabolismo e a resistência aos patógenos.

Solo humoso

Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura.

Solo arenoso: típico de regiões de clima árido. Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).

Através de associações simbióticas com fungos (micorrizas), as raízes podem absorver nutrientes da liteira em decomposição, além de aumentar enormemente o volume de solo explorado por elas (14).

Para elevar o pH de solos ácidos utiliza-se normalmente a calagem, onde o Ca (cálcio) substitui o H+ nos complexos de troca do solos (argila e matéria orgânica). Para baixar o pH de solos alcalinos utiliza-se substâncias como o gesso (CaSO4. 2H2O).

A acidez é uma condição bioquímica resultante, principalmente, da ausência de quantidades adequadas dos elementos cálcio (Ca), magnésio (Mg) e potássio (K). Com isso, na solução do solo, observa-se a presença de íons de hidrogênio (H), cuja quantidade caracteriza uma maior ou menor acidez.

Top 5 maneiras de cuidar do solo

  1. Pondere o uso do plantio direto. ...
  2. Promova a rotação de culturas para cuidar do solo. ...
  3. Use estratégias para evitar a compactação do solo. ...
  4. Adote a Integração Lavoura-Pecuária. ...
  5. Pondere ações para controle da erosão do solo.

Se o solo for pobre em nutrientes, então será necessário a utilização de fertilizantes para o seu fortalecimento. Assim, será possível ter uma produção mais efetiva e saudável. Quando o solo está bem manejado, geralmente máquinas pesadas não circulam pela lavoura se estiver úmido, pois fica tende a ficar mais denso.