Que espécies vivem no solo?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 19 votos

Eles podem ser organismos microscópicos (o que não podemos enxergar a olho nu), como colêmbolos e ácaros de solo; ou macroscópicos como insetos (besouros, formigas, baratas, tesourinhas, paquinhas), miriápodes (embuás ou piolho-de-cobra, lacraia), aracnídeos (aranhas, escorpiões), nematóides, minhocas e moluscos ...

As principais espécies encontradas no solo são: minhocas, caracóis, escaravelhos e formigas. No caso dos animais invertebrados, podemos dizer que eles são importantes, pois garantem a biodiversidade do solo e a fertilidade necessária para as plantas. As minhocas são bons exemplos de animais invertebrados.

A fauna edáfica, nome científico que engloba os animais que vivem debaixo da terra e/ou solo, se sente à vontade com seu mundo subterrâneo. É um grupo de criaturas muito interessantes que após milhares de anos de evolução continuam preferindo viver sob o solo em vez de subir à superfície.

Além disso, fazem bem ao ambiente, ajudando a fertilizar o solo (deixam excrementos e restos de materiais orgânicos ali).

  • Minhoca. Enquanto se alimenta, come terra, mas só aproveita o material orgânico e elimina a areia. ...
  • Escaravelho. ...
  • Caracol. ...
  • Formiga. ...
  • Grilo de Jerusalém. ...
  • Tatu. ...
  • Cobra-cega. ...
  • Toupeira.

Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.

O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, e em geral, é chamado também de "terra" ou "chão".

Os animais que vivem no subsolo são todas as espécies animais que vivem parcial ou totalmente por debaixo do solo. Isso inclui vermes, minhocas, moluscos, insetos, ouriços e até répteis. Muitos destes seres mudam suas características para sobreviver à dura realidade de morar embaixo da terra.

Debaixo da terra podemos encontrar muitas coisas: túneis, animais, água, … Os donos desta casa escavaram um poço para recolher água que se acumula debaixo da terra. As raízes das plantas crescem debaixo da terra. Algumas, como os nabos, as cebolas ou as cenouras, servem-nos de alimento.

O fato é que ao escavar a toupeira revolve o solo, auxiliando na absorção de compostos orgânicos e deixando o solo mais nutritivo para as plantas.

Então, vamos lá: quem recebe esse título dos estudiosos é a tartaruga Rafetus swinhoei, ou tartaruga-de-casco-mole, como é mais conhecida. Se você se interessa pelo mundo animal, vai adorar saber mais um pouco sobre essa espécie de réptil da família Tryonichidae.

A minhoca é um dos animais que vivem debaixo da terra conhecido por todos. Esse bichinho tem um corpo cilíndrico, cheio de anéis e cerdas, que ajudam a locomoção. O formato ajuda a cavar túneis, que circulam melhor o oxigênio e retêm água.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.

Dentre os benefícios que a fauna do solo traz podemos citar a incorpo- ração de matéria orgânica, aumento do número de raízes, o que para algumas culturas se torna essencial para o seu desenvolvimento, além dis- so, tem também papel fundamental no controle de organismos indesejáveis e no estimulodo de- senvolvimento ...

Para os animais, tanto quanto para os seres humanos, o solo é um recurso muito importante de desenvolvimento, pois é dele que eles retiram os alimentos para sobreviverem.