É um tipo de combustível produzido pela biomassa?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Os combustíveis como etanol e biodiesel são um dos principais produtos provenientes da biomassa.

É a energia que vem da matéria orgânica por meio de sua queima direta ou a partir da queima dos gases capturados em sua decomposição. A biomassa é um recurso renovável e seu processo de conversão em energia é muito menos nocivo ao meio ambiente, podendo em alguns casos resultar em captura de carbono.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol obtido a partir de cana-de-açúcar e o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petróleo em proporções variáveis.

Utilização. A biomassa é fonte de energia fundamental para a produção de diversos biocombustíveis, como por exemplo o bio-óleo, biodiesel, BTL (Biomass To Liquid), etanol, e o biogás, sendo uma das principais formas de aproveitamento da biomassa como uma alternativa abundante de energia.

Quais são os 7 principais tipos de biomassa?

  1. Casca de coco verde. ...
  2. Eucalipto. ...
  3. Pellets de madeira. ...
  4. Casca de arroz. ...
  5. Ouriço da sapucaia. ...
  6. Bagaço de cana. ...
  7. Biomassa orgânica.

Considerada um recurso natural renovável, a biomassa é uma matéria biológica que serve como base para a produção de energia a partir da decomposição de resíduos orgânicos. Como exemplo temos madeira, cana de açúcar, restos de alimentos, casca de arroz, casca de coco e eucalipto.

Dessa forma, a biomassa permite a produção de alguns combustíveis, como o biogás, biometano, bioetanol e o biodiesel. O biogás pode ser produzido a partir de aterros sanitários ou usinas que utilizam dejetos de animais e tem alto poder calorífico, podendo substituir o uso do gás natural.

Biomassa é todo recurso renovável vindo de matéria orgânica, seja animal ou vegetal (floresta; agropecuária; resíduos urbanos e industriais), que possa ser transformada em energia mecânica, térmica e elétrica. A cana-de-açúcar é um dos materiais mais utilizados para a produção de bioenergia no Brasil.