Onde se localiza a biomassa no Brasil?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Entre as fontes de biomassa mais usadas estão, o bagaço da cana-de-açúcar (que representa 78%), casca de arroz, cavaco de madeira e capim elefante, por exemplo. Também é possível utilizar os gases resultantes da decomposição ou incineração de lixo em usinas especializadas.

A biomassa é uma fonte renovável de energia, e tem se tornado cada vez mais presente na matriz elétrica do Brasil. Ela é derivada do bagaço de cana e madeira principalmente. A biomassa consiste na matéria orgânica destinada à fabricação de biocombustíveis e produção de energia.

Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

Existem atualmente 271 usinas à biomassa em operação no Brasil, o que representa 12,7 gigawatts em capacidade, segundo dados da CCEE. O potencial representa quase uma usina de Itaipu, que soma 14 gigawatts em potência instalada.

Além de Minas, mais outros cinco estados respondem por 90,5% do total da geração da bioeletricidade para a rede, sendo o primeiro lugar ocupado por São Paulo (42,6%), seguido pelo Mato Grosso do Sul (12,8%). As demais posições são ocupadas por Paraná (11%), Goiás (10%) e Mato Grosso (2,2%).

A UTE Bracell se constitui da maior usina termelétrica a biomassa do país e possui três unidades geradoras em sistema de cogeração. No País, a cogeração conta com 634 usinas com 19,57 GW de capacidade instalada, o que corresponde a 10,7% matriz elétrica brasileira (182,1 GW).

cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar, por exemplo, é a fonte de biomassa mais utilizada no Brasil. Ademais, destaca-se o uso de elementos como a casca do arroz, castanhas diversas, capim e restos vegetais, madeira, entre outros.

A biomassa responde por 9,53% da matriz energética brasileira. Destaque para o bagaço de cana, resíduos florestais, lichivia, que é um subproduto da indústria papeleira, biogás do lixo e de resíduos agropecuários, casca de arroz, entre outras fontes.

No Brasil, nos anos 70, com o incentivo do governo para a produção de álcool, a biomassa produzida a partir do bagaço da cana-de-açúcar, começa a gerar o interesse da indústria nacional. Mas é nos anos 80 que a biomassa realmente dá seu grande salto.

Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia, tais como plantas, lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

No total, as usinas Bonfim, Cantá, Pau Rainha e Santa Luz terão capacidade total instalada de 40 megawatts, equivalente ao necessário para atender 148 mil residências. Durante a obra serão gerados 1.900 empregos diretos e indiretos e, após a conclusão, 200.

No Brasil, a biomassa é obtida pela combustão de lenha, resíduos florestais, bagaço da cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, excrementos de animais, casca de arroz, além de várias outras matérias orgânicas.

A energia de biomassa no Brasil
Para se ter uma ideia, a lenha já chegou a representar 40% da produção energética primária do país. Atualmente, segundo dados do governo, a biomassa é a terceira maior fonte da matriz energética brasileira, com sua participação rondando 9%. Mas há muito espaço para crescimento.

A China é o país com a maior capacidade para produção de energia a partir de biomassa em todo o mundo, colocando a Ásia em primeiro lugar. Contribui também para esse cenário a Índia, que fica em terceiro no ranking internacional.

Usina Peixe Angical está em operação desde 2006 e obteve nota 99,40 no ranking geral da Aneel. No mês passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou o ranking das melhores usinas hidrelétricas do Brasil e na liderança está a Usina Peixe Angical.

Quais são os 7 principais tipos de biomassa?

  1. Casca de coco verde. ...
  2. Eucalipto. ...
  3. Pellets de madeira. ...
  4. Casca de arroz. ...
  5. Ouriço da sapucaia. ...
  6. Bagaço de cana. ...
  7. Biomassa orgânica.