Qual é o potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

No Brasil a produção de energia elétrica da biomassa é estimada em cerca de 3% da energia elétrica total: 10 TWh (1999), sendo 4.1 em co-geração na industrialização de cana, 2.9 na industria de papel e celulose, e cerca de 3 TWh em diversas unidades utilizando resíduos agrícolas.

A eletricidade é um dos produtos resultantes do uso da transformação dos produtos energéticos da biomassa. Em 2018, a produção de energia elétrica oriunda dos produtos energéticos da biomassa foi de 54,4 mil gigawatt-hora (GWh) e representou cerca de 9% de toda a energia elétrica produzida no Brasil.

Em 2018, a produção de energia elétrica proveniente dos produtos energéticos da biomassa foi de 54,4 mil gigawatt-hora (GWh), o que representou 9% de toda a energia elétrica produzida no Brasil.

É a energia que vem da matéria orgânica por meio de sua queima direta ou a partir da queima dos gases capturados em sua decomposição. A biomassa é um recurso renovável e seu processo de conversão em energia é muito menos nocivo ao meio ambiente, podendo em alguns casos resultar em captura de carbono.

Essa massa biológica pode ser de origem animal ou vegetal, como restos de alimentos, cascas de frutas, madeira, entre outros. A geração elétrica a partir da biomassa se dá por meio da termeletricidade: a energia térmica, oriunda da combustão da biomassa é convertida em energia mecânica, e depois, em energia elétrica.

Embora o Brasil seja um dos maiores produtores agrícolas do mundo, ou seja, possui vasta disponibilidade de biomassa, essa fonte não é bem explorada. Nos últimos anos, sua participação na matriz energética estagnou e alguns movimentos contrários das políticas energéticas do país têm decepcionado os agentes do setor.

Entre as fontes de biomassa mais usadas estão, o bagaço da cana-de-açúcar (que representa 78%), casca de arroz, cavaco de madeira e capim elefante, por exemplo. Também é possível utilizar os gases resultantes da decomposição ou incineração de lixo em usinas especializadas.

Na parte econômica, a biomassa promove o aumento da diversificação da matriz energética brasileira, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis através da utilização desta como recurso energético. Além disso, a biomassa é uma matéria-prima bastante barata em comparação com outras formas de energia.

Atualmente, segundo gráfico X, as energias renováveis representam um pouco mais de 12% da matriz mundial, sendo que a biomassa total participa em 9,73%.

A energia hidrelétrica é uma fonte limpa e renovável e atualmente, é a principal matriz energética do país. Esse tipo é obtido pelo aproveitamento da água corrente e de quedas d'água em usinas hidrelétricas.

Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

A energia gerada a partir da biomassa, que são calor e eletricidade, é produzida por meio da combustão direta ou de processos de conversão termoquímica. Cultivos agrícolas, vegetais lenhosos, resíduos da agropecuária e efluentes urbanos e industriais são exemplos de fontes de biomassa.

Biomassa. Toda a matéria vegetal e orgânica existente, biomassa, pode ser utilizada na produção de energia. A lenha, bagaço de cana-de-açúcar, cavaco de madeira, resíduos agrícolas, algas, restos de alimentos e até excremento animal que, após sua decomposição, produzem gases que são usados para gerar energia.

Quais são os 7 principais tipos de biomassa?

  1. Casca de coco verde. ...
  2. Eucalipto. ...
  3. Pellets de madeira. ...
  4. Casca de arroz. ...
  5. Ouriço da sapucaia. ...
  6. Bagaço de cana. ...
  7. Biomassa orgânica.

Principais vantagens da energia Biomassa:
Baixo custo. Fácil armazenamento. Alta eficiência energética. Emissão de menos gases poluentes.

A bioenergia pode ser considerada a energia do futuro, pois ela tem o potencial de mudar o mundo por meio da transição energética. O uso da bioenergia vem chamando atenção em todo mundo, afinal, ela possui um grande potencial de sustentabilidade, tornando-se alternativa para ajudar na transição energética.