Qual é a importância dos recursos naturais para a indústria?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Para garantir que as indústrias continuem sendo fontes de renda e de produção de bens, é preciso se dedicar ao melhor uso das matérias-primas, agindo de forma mais responsável com relação ao uso da água e da energia, investindo em tecnologias para garantir isso.

USO DOS RECURSOS NATURAIS
E se apresentam como oportunidades para o desenvolvimento de novos modelos de negócios, que buscam a redução de riscos e maior competitividade.

Importância dos recursos naturais
Os recursos naturais são essenciais para satisfazer as necessidades e os desejos do ser humano. De forma geral, a sua importância baseia-se no facto de: Possibilitarem a criação de inúmeros produtos e serviços que garantem a nossa sobrevivência e definem o nosso modo de vida atual.

Os recursos naturais têm um papel relevante no mercado mundial. Eles oferecem um valor tangível de presente e de futuro, são parte da “economia real”. No entanto, não podemos esquecer-nos de que a exploração de uma mina exige um alto investimento inicial, com horizontes de tempos longos e incertos para sua recuperação.

água

A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a ...

As indústrias são as principais poluidoras dos nossos corpos hídricos. Isso, por simples irresponsabilidade, grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios e lagos, prejudicando todo o ecossistema, tornando a água imprópria para o consumo e afetando a fauna local.

Os principais recursos naturais do Brasil são:

  • Biológicos: algodão, lã, carne, couro, peixes, ovos, entre outros.
  • Energéticos: petróleo, urânio, gás natural, luz solar, entre outros.
  • Minerais: ferro, nióbio, manganês, cobre, bauxita, granito, entre outros.

Os recursos naturais são todos os elementos extraídos da natureza e que têm como finalidade suprir as necessidades humanas. Alguns dos recursos naturais que podemos citar são o solo, a água, o oxigênio, a energia solar, as florestas e os animais.

Eles suprem a necessidade dos seres vivos, o que os torna extremamente importantes à manutenção da vida. Os recursos naturais são assim chamados quando analisamos a relação homem-natureza. Isso ocorre devido ao uso da natureza pelos humanos para a transformação do espaço em que vivemos.

Eles auxiliam na nossa alimentação, vestuário, locomoção, fornecimento de remédios para a indústria farmacêutica e muitas outras ações. Como recursos minerais, podemos citar as areias, rochas e outros minérios, como ferro e prata.

São alguns exemplos: água, vegetação, florestas, minerais, pedras preciosas, gás natural, energia nuclear e petróleo. Um recurso não renovável, depois que é utilizado, não é devolvido a sua origem na natureza e não possui capacidade de manutenção.

Indispensáveis para a manutenção da vida, os recursos naturais são responsáveis por suprir grande parte das necessidades do ser humano. Por isso, muito se debate sobre a preservação dessas fontes com o intuito de garantir o desenvolvimento sustentável.

água

Dotada de valor econômico, a água é o bem mais valioso do Planeta. Mas este recurso natural limitado, considerado o mais importante para as espécies vivas, está em escassez em várias regiões do Paraná, Brasil e do mundo.