Onde encontramos recursos não renováveis?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

São exemplos de fontes não renováveis os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e as fontes nucleares, como o urânio e o plutônio. As fontes não renováveis são versáteis e apresentam elevada produtividade, sendo essas suas principais vantagens.

Os combustíveis fósseis são excelentes exemplos de recursos naturais não renováveis, uma vez que se tratam de reservas limitadas, que precisam de muito cuidado e responsabilidade ao serem extraídas. O petróleo, o gás natural e o carvão são os principais exemplos dos combustíveis fósseis.

Estes recursos minerais são amplamente explorados como fonte de energia pelo homem (carvão, petróleo, gás natural). As principais fontes de energia provêm dos recursos não renováveis, considerados importantes economicamente e geradores de riquezas para os países que os exploram.

Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, solo, matéria orgânica, biocombustíveis, e vento. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Por exemplo: petróleo, carvão mineral, minérios, materiais radioativos e gás natural.

De forma resumida, recursos renováveis são aqueles elementos presentes na natureza que podem ser consumidos ou utilizados e que não acabam, sendo possível se recompor dentro de um determinado período. Os principais exemplos de recursos naturais renováveis são a energia solar e eólica.

Eles são usados, principalmente, na produção de matéria-prima. Para a geração de energia e outras inúmeras práticas comuns que refletem o nosso cotidiano.

São exemplos de recursos naturais renováveis: a luz solar, os vegetais, o vento. Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação.

Vantagens de Fontes não renováveis:
Possuem alto rendimento energético quando comparadas às fontes de energia renováveis; O seu uso gera muitos empregos, melhorando a economia, visto que são utilizadas em larga escala no mundo todo; No caso do petróleo, além de gerar combustíveis, gera também outros derivados.

Vantagens. Uma das principais vantagens da utilização de fontes de energia não renováveis é que elas são mais baratas na implementação, manutenção e transporte. São as mais conhecidas e utilizadas em diversos países, uma vez que possuem um elevado rendimento energético em comparação com as energias renováveis.

Energia não-renovável é a designação dada a um recurso energético que, depois de utilizado, não pode ser regenerado pelo ser humano ou pela natureza em um prazo útil. Os combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás natural são exemplos de energia não-renovável, porque um dia se esgotarão.

Assim, os diferentes tipos de energia podem ser produzidos por fontes de energias renováveis (solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc.) e fontes de energia não renováveis (combustíveis fósseis e energia nuclear).

O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração, sendo, assim, finito. Esse elemento é considerado, ainda, um combustível fóssil, sendo uma fonte de energia formada, há milhões de anos, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais.

Para os recursos não renováveis minerais, a solução é a separação desses materiais para empresas de reciclagem. Nelas é possível recuperar o material e reutilizá-lo de forma conveniente para produção de novos produtos.

São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.

O que faz um recurso ser considerado renovável? A explicação clássica é que os recursos renováveis são aqueles que se regeneram, voltando a estar disponível após seu uso, enquanto os recursos não renováveis são o contrário: após utilizados eles se esgotam.

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).