Que tipo de animal é uma tartaruga?

Perguntado por: sferrari . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Reptilia

Com as características descritas acima, é possível afirmar que a tartaruga é réptil! Ela pertence à classe Reptilia e à ordem Chelonia (ou Testudine), por isso também é chamada de quelônio. A característica principal dessa ordem é o corpo coberto por carapaça e plastrão, sem dentes.

  • Répteis
  • Sarcopterygii

A tartaruga é de sangue frio, tem escamas e coloca ovos. Todas essas características a colocam na categoria réptil. As tartarugas pertencem à classe de animais de sangue frio chamados de répteis.

Todas as espécies de tartarugas marinhas, com exceção da tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), pertencem à família Cheloniidae.

Animal vertebrado do filo dos cordados, da classe dos répteis e da ordem dos quelónios. Todos os membros deste grupo primitivo, quase imutável há 200 milhões de anos, são répteis de corpo maciço protegido por uma carapaça e um plastrão, geralmente muito espessos e rígidos.

Os répteis, como tradicionalmente reconhecidos, formam um agrupamento heterogêneo de tetrápodes amniotas ectotérmicos que inclui três linhagens principais, os Testudines (cágados, tartarugas e jabutís), os Squamata (lagartos, serpentes e cobras-cegas) e os Crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais).

Na natureza, as tartarugas têm hábito onívoro, com forte predileção carnívora, alimentando-se de pequenos peixes, alguns insetos e plantas aquáticas. Já os cágados, animais semiaquáticos, têm como característica serem onívoros: alimentam-se da proteína que encontrarem, seja ela de origem vegetal ou animal.

Ela pertence à classe Reptilia e à ordem Chelonia (ou Testudine), por isso também é chamada de quelônio. A característica principal dessa ordem é o corpo coberto por carapaça e plastrão, sem dentes. O cágado e o jabuti pertencem à mesma ordem. Embora também sejam répteis e chamados de “tartaruga”, são de outra família.

O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas. Esses animais caracterizam-se por serem tetrápodes e de pele grossa, apresentam pulmões e botam ovos com casca resistente.

Não conseguem se esconder no casco
Algumas espécies de quelônios podem retrair seus membros e sua cabeça para dentro casco quando enfrentam perigo. No entanto, as tartarugas marinhas não conseguem fazer isso. Elas também não conseguem deixar seus cascos, como algumas pessoas acreditam.

As tartarugas marinhas são animais migratórios por excelência e vivem dispersas na imensidão dos mares. As tartarugas marinhas são solitárias e permanecem no ambiente marinho durante toda a sua vida, com exceção das fêmeas adultas que buscam as praias para desovar.

As espécies maiores, como as tartarugas marinhas, vivem entre 80 a 100 anos. A tartaruga-gigante, maior tartaruga terrestre, pode viver mais de 200 anos.

Dependendo da espécie, cada fêmea pode realizar de três a 13 desovas em uma mesma temporada de reprodução com intervalos que variam entre nove e 21 dias. Os ovos são esféricos, do tamanho de uma bolinha de tênis de mesa e têm casca calcária flexível, o que evita sua quebra no momento da postura.

A Tartaruga te inspira a desvendar o oceano de sabedoria que existe no seu coração. Desacelere, respire, serene as suas ações e pensamentos.