Qual a importância da Ecologia na saúde?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Como o próprio nome indica, a Ecologia faz o estudo da “casa” de cada organismo. Apesar de parecer simples, é um estudo bastante complexo e abrangente, uma vez que cada pequeno fator, físico, químico ou biológico, é fundamental para garantir a sobrevivência de um determinado organismo.

O ambiente influencia a saúde de variadas maneiras: através da exposição a factores de risco físicos, químicos e biológicos, e através de alterações relacionadas com o comportamento dos indivíduos em resposta aos mesmos factores.

Função da ecologia
A ecologia tem a função de abordar o impacto da ação do homem sobre o planeta e como o clima age sobre os seres do meio ambiente, como fauna e flora, por exemplo.

OBJETIVO GERAL
Compreender as condições de existência dos seres vivos e as interações entre eles e o seu meio, bem como os efeitos das ações antrópicas no equilíbrio e na dinâmica de ecossistemas.

Isso é fundamental, porque o impacto do homem nos ecossistemas gera problemas, como desmatamento, poluição, escassez de recursos, perda de habitat para os animais, extinção de espécies e geração de resíduos poluidores e contaminantes.

Em muitos países, cerca de 30% das doenças são causadas devido a fatores ambientais, como por exemplo a falta de saneamento e poluição do ar. Isso mostra que um meio ambiente “doente” é muito prejudicial à nossa saúde e, por isso, precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance para preservá-lo em boas condições.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente.

Conservação e melhora do meio ambiente
Os seres humanos são os organismos dominadores do sistema ecológico. Por essa razão, podemos proteger a ecologia melhorando a qualidade da água, reduzindo a poluição ambiental, protegendo a biodiversidade e limitando a destruição dos recursos naturais.

Ecologia é a parte da Biologia que se preocupa com o estudo das relações estabelecidas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vivem. É um termo derivado do grego que foi formado a partir das junções das palavras “oikos” e “logos”, que significam, respectivamente, casa e estudo.

A Ecologia é a ciência que estuda a interação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. O termo "ecologia" foi utilizado pela primeira vez em 1866, na obra "Morfologia Geral do Organismo", pelo biólogo alemão Ernst Haeckel. A palavra Ecologia vem do grego, onde Oikos significa "casa" e Logos significa "estudo".

São eles: Fatores bióticos: seres produtores (plantas e algas), seres consumidores (herbívoros e carnívoros) e seres decompositores (fungos e bactérias). Fatores abióticos: água, luz (energia luminosa), calor (energia térmica) e nutrientes (substâncias químicas).