Porque a proteína ajuda a emagrecer?

Perguntado por: ffrutuoso6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

As proteínas possuem capacidade termogênica, então elas aumentam o nosso gasto energético. Claro que não basta somente comermos proteína. Se estivermos em superávit calórico (consumo maior que o gasto), a capacidade termogênica não será o suficiente para fazer com que a gente emagreça.

Para quem busca emagrecer e ter uma alimentação saudável, a recomendação é que a proteína esteja presente em praticamente todas as refeições.

Já quem quer perder peso, a quantidade de proteínas por dia costuma variar entre 1,2 e 1,8 gramas por quilo corporal.

Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir entre 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

Consumir alimentos antioxidantes – é fundamental para melhorar a capacidade de queima de gordura. Açafrão/cúrcuma, cebola e alho, frutas roxas, frutas vermelhas, sementes e grãos, azeite de oliva, peixes ricos em ômega 3, e chá verde.

Aumenta o metabolismo e aumenta a queima de gordura
De fato, a proteína tem efeito térmico elevado, se comparado a gordura ou ao carboidrato – de 20 a 35% contraposto por 5 a 15%. A alta ingestão de proteínas tem demonstrado aumento significativo do metabolismo e superior número de calorias queimadas.

Vale lembrar que abdicar dos carboidratos e consumir majoritariamente proteínas pode causar sérios danos à saúde. Além da retirada da principal fonte de energia da alimentação, que pode levar à hipoglicemia, alterações intestinais, fadiga e até desmaios, é possível sofrer também com falta de ácido fólico.

As proteínas são os nutrientes que mais trazem saciedade ao organismo. Elas gastam mais calorias durante a sua digestão e são importantes para o aumento da massa muscular do corpo.

Para melhorar o consumo diários de proteínas, as frutas podem ser uma boa opção. Entre as alternativas, goiabas, kiwis e bananas são ricas nesse macronutriente. Para ter uma dieta saudável e equilibrada, é recomendo o consumo diário de proteínas.

Para emagrecer
Alguns exemplos são os cereais (como arroz integral e aveia), grãos (linhaça e quinoa), leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico) e legumes (batata doce e milho).

Não é segredo que a ingestão de folhas e legumes é importante durante o processo de emagrecimento. Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono.