Em que setores o plano ESG pode ser desenvolvido?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Pode ser aplicado dentro de setores, empresas e também por pessoas. São chamados de “ESGs”, aqueles que se importam com questões ambientais, sociais e governamentais. Ou seja, investem em formas mais sustentáveis de negócios.

A sigla em inglês ESG representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas. O objetivo de tal compromisso é mais do que apenas evitar a deterioração dos recursos naturais.

Natura, Itaú, Ambev, Google, Grupo Boticário, Magazine Luiza, Bradesco, Unilever, Nestlé e Danone são as dez empresas mais responsáveis em ESG do Brasil.

Afinal, quem pode trabalhar com ESG? A resposta é simples. Não há uma área ou formação específica, tendo em vista as características multidisciplinares que envolvem as práticas e programas ESG, diversas serão os conhecimentos necessários nas três searas: Ambiental, social e de governança corporativa.

Quais são os 3 pilares para implementar as práticas ESG? Os 3 pilares para implementar as práticas ESG são: 1 Ambiental, 2 Social e 3 Governança. Cada um desses três pilares desempenha um papel crucial na criação de uma estratégia ESG eficaz e na promoção de práticas de negócios sustentáveis e responsáveis.

ESG é uma das siglas mais comentadas ultimamente no mundo corporativo. Trata-se do acrônimo para Environmental, Social and Governance, isto é, Ambiental, Social e Governança. O termo se refere a empresas que adotam as melhoras práticas ambientais, sociais e administrativas.

O que é necessário para ser uma empresa ESG? Para ser uma empresa ESG, é necessário, antes de tudo, integrar as práticas ambientais, sociais e de governança. Isto significa que a empresa deve ter políticas e procedimentos implementados para proteger o meio ambiente, seus clientes, seus colaboradores e seus acionistas.

Outra maneira de identificar se uma empresa é ESG é verificar se ela faz parte de algum índice voltado a essa temática. Além dos índices da B3 que já foram citados anteriormente, as companhias também podem fazer parte do Dow Jones Sustainability Index (DJSI) e do índice FTSE4Good, por exemplo.

As práticas ESG buscam alternativas para redução na emissão de poluentes, consumo e geração de resíduos, assim como, a adoção de energias renováveis e o impacto social que as empresas devem ter.

Por que as empresas devem implementar práticas ESG? As empresas devem implementar práticas ESG porque isso pode reduzir seus custos, melhorar sua reputação, aumentar a lealdade do cliente e proteger o meio ambiente e promover a justiça social.