Quais os fatores da chuva que influenciam na erosão?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

1. As características das precipitações que mais interferem no processo de erosão do solo são a intensidade, a duração e a frequência com que as chuvas ocorrem e a sua erosividade.

Na natureza, o processo erosivo ocorre pela ação natural do sol, de ventos e, principalmente, da água da chuva. No entanto, práticas do agronegócio podem contribuir para o processo ocorrer, como o desmatamento, plantio em terreno inclinado, queimadas, monocultivo, uso abusivo de fertilizantes e excesso de pastoreio.

A capacidade de a chuva causar erosão do solo é atribuída à proporção e distribuição dos pingos d'água, segundo a carga de energia da chuva. A erosividade de uma chuva é atribuída à sua energia cinética ou momentum, parâmetros facilmente relacionados à intensidade da chuva ou à sua quantidade total.

As águas da chuva quando arrastam o solo, quer ele seja rico em nutrientes e materiais orgânicos, quer ele seja árido, provocam o enchimento dos leitos dos rios e lagos com esses materiais e esse fenômeno de enchimento chama-se assoreamento. O arrastamento do solo causa no terreno a erosão.

Erosão pluvial: é o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas.

A erosão é um processo natural, que nas últimas décadas tem sido acelerado pela ação humana (desmatamento, urbanização, queimadas, práticas agrícolas, exploração de minérios, etc.), que corresponde ao desgaste das rochas e dos solos, podendo gerar inúmeros problemas sociais, econômicos e ambientais.

Vejamos agora os diferentes tipos de erosão.

  • Erosão pluvial.
  • Erosão fluvial.
  • Erosão eólica.
  • Erosão glacial. Leia mais:
  • Confira abaixo os principais fatores que Influenciam a erosão:
  • Chuva. A chuva acaba sendo o principal fator climático relacionado à erosão. ...
  • Solo. ...
  • Relevo. ...
  • Vegetação. ...
  • Manejo. ...
  • Ação antrópica.

Vale ressaltar também que o excesso de água das chuvas ocasiona limitações do crescimento do sistema radicular, impondo as raízes crescimento superficial e assim alcançando menor área de cobertura de solo para absorção. Consequentemente interferindo diretamente na quantidade de nutrientes absorvidos.

Erosão é o nome dado ao processo de desgaste e transporte pelo qual o solo e as rochas passam, o que pode ocorrer de forma natural, como pelo vento ou pela água, ou através dos chamados processos antrópicos, que são gerados através da ação do homem.

Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana). As partículas com os nutrientes da superfície são arrastados de um local para outro, provocando modificações nas paisagens.

solos arenosos

Desse modo, solos arenosos estão mais propensos a sofrer com a erosão, favorecendo o trabalho das águas.

De maneira natural, a água é o principal agente erosivo. No entanto não é o único. Vejamos: A água das chuvas que atua sobre solos e rochas é o mais ativo dos agentes erosivos.